Brasão

Descrição Heráldica

BRASÃO ECLESIAL DA DIOCESE DE BARREIRAS BAHIA

Escudo:

As cores refletem a natureza da nossa região. Na parte superior as cores amarela e laranja significam o calor seco do sol, na parte de baixo o verde das plantas que crescem na época da chuva está acima do azul dos rios e aquíferos.

Dois pombinhos brancos bebem a água no rio, sinal da vida tanto para os corpos quanto para as almas (batismo). O padroeiro da diocese é João Batista que nos apresenta Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29.36).

Por issoo cordeiro encontra-se no centro do escudo, conforme a descrição no Livro do Apocalipse: “De fato, vi um Cordeiro. Estava de pé, como que imolado” (Ap 5,6). Este símbolo cristão representa o Cristo imolado, cujo sacrifício garantiu a redenção dos pecados; seu sangue na madeira da cruz salva o povo da morte como cordeiro pascal (cf. Ex 12; 1 Cor 5,7) que foi imolado, mas está em pé, ou seja, ressuscitado (cf. At 7,56).

Esta importante figura é exposta abraçando uma cruz-estandarte. O Cordeiro encontra-se de pé sobre o Livro, pois só Ele é “digno de receber o Livro e abrir seus selos” (Ap 5,9).
Insígnias:

Mitra dourada, forrada de vermelho, ornada por dose estrelas e do seu interior descem dois fitões dourados, forrados de vermelho. Na Mitra estão fixadas doze estrelas, símbolo do povo de Deus no Antigo e do Novo Testamento (12 tribos e 12 apóstolos).

Cruz Processional posta em banda, Báculo posto em barra, ambos dourados.

Abaixo do Escudo a inscrição: Diocese de Barreiras.

(Por: Antonio Batista de Souza Junior – Ramilândia Paraná, 25 de janeiro de 2012)