Centro Vocacional

centrovocacionalO Centro Vocacional Pe. Armindo foi instituído oficialmente pelo Bispo Dom Josafá Menezes da Silva no dia 29 de fevereiro de 2012. Segundo o Decreto de Criação, sua missão consiste em atender “as necessidades de promover, cultivar e preparar melhor os jovens, provenientes das várias paróquias da Diocese de Barreiras, para o ingresso no Seminário Maior, desejando dar à Igreja de Jesus Cristo “pastores segundo o coração de Deus” (cf. Jr 3,15)”.

O Decreto de criação diz ainda que o Centro Vocacional oferece “uma programação formativa nas dimensões humano-afetiva, espiritual, intelectual, comunitária e pastoral-missionária aos aspirantes ao presbiterado, enquanto realizam os últimos anos dos estudos escolares de Ensino Médio e depois também de sua conclusão”. Ele funciona “como ‘Casa de Orientação Vocacional’ e ‘Propedêutico’”.

Quando instituído, foi nomeado Reitor do Centro Vocacional o Pe. Verneson Francisco de Sousa, também Pároco da Catedral. Para auxiliá-lo, foi nomeado no ano seguinte de 2013, o Pe. Maycon Battisti, como formador, mas no fim do ano teve que deixar esta função para se especializar nos estudos. Em 2014 foi designado como formador o Diácono Mário Correia, que será ordenado Padre no mês de Agosto do corrente ano.

O Centro Vocacional é, para a Diocese de Barreiras, o lugar de acolhimento, apoio, incentivo e promoção das vocações sacerdotais. Não é uma tarefa isolada ou à parte, mas integrante da ação e missão da Igreja diocesana. Todos nós, como Igreja, somos vocacionados(as) e, ao mesmo tempo, responsáveis pelas vocações, devendo, portanto, assumir este contínuo compromisso. Que Deus abençoe nossa caminhada e dê coragem aos jovens vocacionados para dizer sim à vontade do Pai. Reze sempre pelas vocações.

Centro Vocacional Pe. Armindo – Propedêutico
Endereço: Rua Floriano Peixoto, nº 163 – Centro