Entenda a Logomarca comemorativa do Jubileu dos 40 anos – Diocese de Barreiras

Arte criada por Antonio Batista Junior/ 2018

No centro está o Cristo, Bom Pastor, Filho do homem, na figura de um jovem, com vestes simples, sem glória e poder, como o povo da Diocese.

É um Cristo Pastor, calçado de sandálias, de braços abertos, em forma de cruz, acolhendo a todos e se colocando a serviço de todos os filhos e filhas de Deus, sobretudo dos mais pobres.

O Cristo é o Redentor do Homem, agora vivo, ressuscitado e glorioso, mostra como troféu as cinco chagas gloriosas. Faz alusão à Encíclica “Redentor do Homem” de São João Paulo II, publicada em 04 de março de 1979, que inspira o lema episcopal de Dom Ricardo Weberberger, 1º Bispo da Diocese de Barreiras.

Ao lado do Cristo, duas ovelhas representando o povo da Diocese de Barreiras, que, enquanto escuta a voz do Bom Pastor e é enviado para proclamar a Palavra de Deus, seguindo o lema episcopal de Dom Josafá M. da Silva, 2º Bispo Diocesano.

Atrás do Cristo se vislumbra a silhueta do Rio Grande, em suas curvas sinuosas, que recortando e fecundando a cidade de Barreiras, recorda também os ricos mananciais dos lenções freáticos e as águas superficiais dos rios e dos brejos, riquezas naturais que estão na origem do desenvolvimento econômico e cultural do Oeste da Bahia. “Há um rio, cujos braços alegram a cidade de Deus, santificando as moradas do Altíssimo” (Sl 46,5).

A veste longa do Cristo se prolonga até os pés onde surge a silhueta da Igreja de São João Batista, Catedral da Diocese de Barreiras, simbolizando que a Igreja é Corpo de Cristo e Cristo é a sua cabeça.

As duas ovelhas estão, ao mesmo tempo, congregadas por Cristo e pela Igreja de São João Batista, simbolizando também a ação da comunidade cristã que acolhe, instrui e, como Cristo, envia em missão, razão de ser da comunidade dos discípulos.

“40 anos” é a comemoração jubilar que estamos vivendo, inspirada no caminho longo que o povo de Deus percorreu pelo deserto, entre provações e prodígios, confiante de alcançar a Terra Prometida para poder usufruir de seus produtos, leite e mel.

Chegando aos “40 anos”, escutamos também as palavras ditas pelos condutores do povo de Israel diante dos obstáculos para a conquista e instalação na Terra Prometida: “Devemos marchar e conquistar essa terra: realmente podemos fazer isso” (Nm 13,30). “Não tenhais medo […] Iahweh está conosco” (Nm 13,30; 14,8-9). Foram palavras ditas diante dos medos do povo ao enfrentar os gigantes instalados na terra.

A marcha é sempre difícil e continuada, exige coragem e confiança na presença de Deus e no seu Filho, que está conosco todos os dias até o final dos tempos (Mt 28,20).

“1979” recorda o ano em que foi assinado por São João Paulo a Bula de criação da Diocese, a nomeação e ordenação do primeiro bispo, Dom Ricardo Weberberger, e a instalação da Diocese de Barreiras em 26 de agosto.

“2019” é ano que estamos celebrando o Jubileu. Será o ano de várias comemorações, mas também de aprofundamento e de novo envio em missão.

*Arte criada por Antonio Batista Junior/ 2018