Programação da Semana Santa – Diocese de Barreiras

Os antigos chamavam a Semana Santa de “Semana Maior”, porque nela são celebrados os acontecimentos maiores da vida de Jesus: paixão, morte e ressurreição. Se em toda a vida pública, Jesus de Nazaré manifestou a grandeza de seu coração filial, obediência e amor pelos homens, muito mais, quando vive os últimos acontecimentos em Jerusalém, sua cidade, que nós celebramos durante esta semana, justamente, chamada “Semana Santa”.

CONFISSÕES nas igrejas de Barreiras – 19-23 de março

MISSA DOS SANTOS ÓLEOS:
O primeiro ato oficial da semana santa será sábado, 24 de março, às 09h00, na Igreja de São João Batista – Catedral da Diocese de Barreiras – Centro, a Missa dos Santos Óleos. Em celebração, muito bem participada, com a presença de todos os padres da diocese, dos diáconos permanentes, das religiosas das 08 congregações que servem em nossa diocese, das lideranças das diversas paróquias e comunidades desta Igreja de Jesus Cristo que está em Barreiras.  Benzemos os óleos dos enfermos e consagramos os óleos do crisma que serão utilizados em todas as 24 paróquias, na Igreja de São Bento que é uma reitoria e no Santuário do Senhor dos Aflitos no Cantinho.

DOMINGO DE RAMOS:
No dia 25 de março, celebramos a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém – Domingo de Ramos. Todas as igrejas celebram. Dom Josafá preside às 8h00 na Igreja de São João Batista. Jesus entra na cidade santa, acompanhado dos discípulos e amigos para celebrar a festa da páscoa, o memorial da libertação do povo de Israel do Egito. Montado num jumentinho é aclamado pelo povo que canta: Hosana, Filho de Davi! Na missa do Domingo de Ramos, em todas as comunidades da Igreja Católica acontece a coleta da Campanha da Fraternidade 2018: Fraternidade e Superação da Violência. “Vós todos irmãos” (Mt 23,8).

 TRÍDUO PASCAL

 

CEIA DO SENHOR – LAVA PÉ:
Quinta-feira Santa, 29 de março. Jesus, antes de enfrentar os soldados, Governador Pôncio Pilatos, Caifás, os juízes e o povo enfurecido, quis comer a ceia com os seus apóstolos. Como o povo de Israel, antes de enfrentar o duro caminho do deserto, Deus mandou que Moisés reunisse as famílias dos judeus numa ceia, de onde foram oferecidos: cordeiro assado, pães sem fermento e verduras amargas – anos da escravidão.   Deu as seguintes recomendações: que comessem de pé, cinto na cintura, sandálias aos pés e bastão nas mãos. “Como quem foge” da morte e da escravidão. Anjo do Senhor passou naquele feriu os primogênitos dos egípcios e os animais. Era a páscoa do Senhor! Uma passagem dura para o faraó e de libertação para os hebreus. O Bispo Diocesano preside na Catedral de São João Batista.

PAIXÃO DO SENHOR:
Sexta-feira da Paixão, 30 de março, 5h30 – Via Sacra ao Parque Santo Cristo – Serra do Mimo; 15h – Celebração da Paixão do Senhor – Nós temos a grande Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Jesus: Liturgia da Palavra que se conclui com a oração universal; veneração da cruz e a comunhão.

De noite, nas igrejas podemos ter as grandes devoções tradicionais: as vias-sacras, as procissões do Senhor Morto, o beija pés, o sermão das sete palavras, o descobrimento da cruz e tantos outros momentos religiosos que fazem parte da cultura do povo e que celebram a Paixão e Morte de Jesus, Cristo Nosso Senhor.

SÁBADO SANTO ou SABADO DE ALELUIA:
No dia 31 de março. Nós na Igreja Católica, vivemos as horas da manhã, da tarde e o início da noite em silêncio. No meio da noite, normalmente, a partir das 19h00, nos reuniremos na escuridão, fora das igrejas, depois, acendemos o fogo novo; do fogo nasce a grande vela, o círio pascal, assinado com o ano 2018. O presidente da celebração entoa três vezes: “Eis a luz de Cristo!”. Da luz do Círio vamos acender todas as luzes do povo. Depois a belíssima proclamação da páscoa! Desde muitos séculos, na noite de páscoa, adultos, depois da longa preparação da Quaresma, recebiam o Sacramento do Batismo. Por isso, na noite do sábado santo, em muitas comunidades temos a celebração do batismo e renovação das promessas batismais. Dom Josafá preside na matriz de Senhora Sant’Ana em Riachão das Neves.

DOMINGO DE PÁSCOA:
1º de abril, às 8h00 na Igreja de São João Batista. A Missa da Ressurreição. Na madrugada do domingo, as mulheres, as amigas de Jesus, saíram bem cedo! Elas foram para fazer as cerimônias fúnebres. Levaram consigo os aromas. Foram também com muito medo. Chegando ao túmulo, viram que a pedra tinha sido rolada, que o túmulo estava vazio. Todos pensavam que Jesus era um morto, mas Jesus já tinha ressuscitado há algumas horas atrás!

Na missa do DOMINGO DE PÁSCOA, na Catedral de São João Batista, acontece também o ENVIO DA BANDEIRA DO DIVINO para o início das esmolas do Divino Espírito Santo.

Se Cristo está vivo, vivamos com ele uma vida! Jesus Ressuscitado infunde a luz de sua ressurreição nas profundidades escuras dos nossos corações, nas zonas onde os pecados e os nossos defeitos parecem imperar! Diz a tradição o Cristo ressuscitado trouxe do fundo da morte o velho Adão e com ele muitas pessoas! Vitorioso infunde luz em todos os lugares!

 “Se morremos ao pecado, como é que vamos viver submetidos a ele? Se nesses dias sentimos tanta vergonha dos nossos defeitos, vamos reincidir neles? Seremos tão curiosos como antes? Seremos tão faladores da vida dos outros, tão preguiçosos e negligentes? Tão vaidosos, tão suspeitosos, tão delatores, tão enraivados? Vamos voltar aos mesmos vícios que tão profundamente reconhecemos, que choramos nesses dias? Se eu tirei a roupa velha, como posso vesti-la de novo? Como posso manchar a roupa branca que Cristo alvejou? Irmãos isto não é mudar de vida. Assim não veremos a Cristo, nem seguiremos o caminho que nos leva à salvação. Por que como todos sabemos, quem segue olhando para trás não digno do reino de Deus. Os amantes do mundo e inimigos da cruz de Cristo carregam inutilmente o nome de cristãos: suspiram toda a quaresma pelo dia da Páscoa, depois que celebra retornam ao prazer” (São Bernardo, p. 86).

Confira a programação completa das paróquias: PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA 2018

 

Boa Semana Santa! Boa Páscoa!

 

Fotos: Arquivo da Diocese de Barreiras
Voltar