10 de abril de 2016 – Tempo pascal 3º Domingo Ano C

1ª Leitura: At 5,27-32.40b-41

Os apóstolos Pedro e João foram presos, mas o anjo do Senhor os libertou da cadeia e ordenou anunciar a palavra da Vida no templo. Eles obedeceram à ordem divina (vv. 17-21). Novamente os sumos sacerdotes e seu partido dos saduceus (4,1; 5,17) mandaram trazê-los ao tribunal (sinédrio) que lhes havia proibido de ensinar em nome de Jesus (4,18). Os saduceus não acreditam na ressurreição dos mortos (23,8; Mc 12,18p).

Os guardas levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote começou a interrogá-los,dizendo: „Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus.Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina.E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!“(vv. 27-28).

As palavras do sacerdote soam com dramática ironia. Evita pronunciar um nome que quer apagar, e tem de confessar o sucesso dos apóstolos “enchendo” a cidade de Jerusalém com seu ensinamento. Deve-se recordar o papel central de Jerusalém para Lucas: sem querer, o sumo sacerdote se faz testemunha do progresso da pregação na capital (segundo a recomendação de 1,8).

“E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!” (v. 28), literalmente: “Quereis lançar sobre nós o sangue desse homem“ (cf. Mt 27,25), que é fazer-nos responsáveis de homicídio. Pedro o dissera no julgamento anterior (4,10) e agora o reafirma com ligeiras variantes nos vv. 29-32.

Então Pedro e os outros apóstolos responderam: „É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens.O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus,a quem vós matastes, pregando-o numa cruz.Deus, por seu poder, o exaltou,tornando-o Guia Supremo e Salvador,para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados.E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo,que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem“ (vv. 29-32).

Pedro pronuncia uma regra importante: “É preciso obedecer a Deus antes que aos homens” (v. 29; cf. 4,19). Os cristãos costumam obedecer às autoridades civis e militares (cf. Mc 12,13-17; Rm 13,1-7; Tt 3,1) e rezam por elas (cf. 1Tm 2,1s), mas em conflito a “obediência da fé” (cf. 6,7; Jo 3,36; Rm 1,5; 6,16-17; 10,16; 15,18; 16,19.26; 2 Cor 10,5-6; 2Ts 1,8; 1Pd 1,22; Hb 5,9; 11,8) obriga mais.

Muitos mártires seguiram esta frase de Pedro até hoje. Em conflito com autoridades religiosas, o problema se complica: quem é que interpreta a vontade de Deus, o sumo sacerdote na capital ou o pescador da Galileia? Mas Deus falou claramente através dos acontecimentos: a ressurreição de Cristo e o dom do Espírito.

“Vós matastes, pregando-o numa cruz” (v. 30, lit. “na madeira”, cf. 10,39; a expressão lembra Dt 21,23; cf. Gl 3,13; 1 Pd 2,24). À ressurreição seguiu-se a exaltação (Sl 110,1), não para condenar Israel, mas para perdoar os que arrependem (v. 31; cf. 2,38).

“O Deus de nossos pais” se refere a história dos patriarcas Abraão, Isaac e Jacó (cf. 3,13). Jesus como “guia supremo e salvador” (cf. 3,15) lembra a Moisés (cf. 7,35); alusão que se elaborará mais ainda no discurso de Estêvão (7,2-53; cf. Hb 2,10; 12,2).

“Disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo” (v. 32; 1,8; 15,28). O testemunho do Espírito Santo (Jo 15,26-27) soma-se ao dos apóstolos (Lc 24,48; 12,12; 21,25; Mt 10,20). Este Espírito, “Deus concedeu aqueles que lhe obedecem”, ou seja, os que creem (cf. 2,38; Jo 7,39).

Quando ouviram isto,ficaram furiosos e queriam matá-los(v. 33).

Nossa liturgia omite hoje o conselho de Gamaliel (vv. 34-39), um fariseu e respeitado membro do sinédrio (e mestre de Saulo-Paulo, cf. 22,23). Os fariseus acreditam na ressurreição do mortos (23,6-8). No seu discurso, Gamaliel lembra os diversos movimentos radicais (insurreição por causa do imposto, guerrilhas etc.) que já se acabaram. O sinédrio não precisa se preocupar com os apóstolos, porque “se este projeto ou esta atividade é de origem humana será destruído. Mas, se vem de Deus, vós não conseguireis eliminá-los. Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus!“(vv. 38-39). E os membros do Sinédrio aceitam o parecer de Gamaliel.

Então mandaram açoitar os apóstolos eproibiram que eles falassem em nome de Jesus,e depois os soltaram.Os apóstolos saíram do Conselho, muito contentes,por terem sido considerados dignos de injúrias,por causa do nome de Jesus(vv. 40b-41).

Mesmo inocentes, os apóstolos foram açoitados (cf. o procedimento de Pilatos com Jesus em Lc 23,16)e depois soltos. Uma nova experiência, permanente, dos apóstolos. Não a superação do temor, nem a alegria da libertação, mas a alegria paradoxal de sofrer por e como Jesus (Lc 6,22-23; 1Pd 4,13), a experiência de sua bem-aventurança (Mt 5,11-12), será o destino do apostolo (cf. 2Cor 1,3-11), “dignos de injúrias por causa do Nome” (v. 41), umas traduções acrescentam “do nome de Jesus”.

O “Nome” já significa na tradição judaica o nome do próprio Deus (Senhor, Javé), mas para os cristãos será o nome de Jesus que representa sua pessoa (3,16) e é invocado (2,21; 4,12; 7, 59; 9,14.21; 22,16). Os apóstolos sofrem (21,13; 1Pd 4,14; 3 Jo 7) anunciando este nome (4,10.12.17-18; 5,28.41) que ele recebeu na ressurreição: “o nome acima de todos os nome, … o Senhor” (2,36; Fl 2,9-11).

Os apóstolos “não cessavam de ensinar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo” (v. 42), seu movimento não acabará como os outros; a eles pertence o futuro, como Jesus prometeu a Igreja de Pedro: “O poder da morte nunca poderá vencê-la” (Mt 16,18).

 

2ª Leitura: Ap 5,11-14

Durante o tempo pascal do ano C, ouvimos a 2ª leitura do Apocalipse de João. A palavra grega apocalípsissignifica “revelação” (cf. 1,1). Trata-se de um gênero literário (desde o livro de Dn) que descreve visões sobre o futuro (o plano de Deus era escondido, mas agora será revelado); na verdade, visa o tempo difícil no presente e quer consolar com o projeto de Deus que vencerá na história.

Em Dn, a época difícil era a perseguição da religião judaica pelo rei selucida (grego-sírio) AntíocoEpífanes IV (167-164 a.C.), no Apocalipse de Jo, a Igreja sofreu pela perseguição do imperador romano Domiciano (cerca de 95 d.C.) que queria ser venerado como “Senhor e deus” (no cap. 13, a besta-fera o representa). Como os cristãos foram excluídos da sinagoga no sínodo de Jâmnia (perto de TelAviv) no ano 90, não podiam se valer da isenção da qual gozavam os judeus, mas eram forçados a adorar o imperador ou arriscar sua vida.

A linguagem do gênero apocalíptico é, portanto, altamente simbólico (com muitas referências ao AT) de modo que o perseguidor não entenda facilmente, mas o confunda com uma fábula da animais, por ex. o dragão e as bestas feras dos caps. 12-13, e o cordeiro que aparece na primeira visão sobre a liturgia no céu. Esta visão se estende pelos caps. 4-5 (nossa liturgia apresenta apenas o final).

Os capítulos 4-5 são uma unidade que se pode chamar o centro teológico do Ap, porque os textos em seguida sempre se referem a ele. O tema é o Poder (“trono”) que pertence a Deus (cap. 4) e ao “Cordeiro” (Jesus, cap. 5), e não ao imperador romano Domiciano (81-96 d.C.) que se deixou se invocar como “Senhor e Deus” e “Tu és digno” (cf. 4,11; 5,9) e perseguia os cristãos na época.

A Nova Bíblia Pastoral (pag. 1511s) comenta: Em lugar do culto ao imperador, o que se apresenta é um culto ao Deus criador de tudo, o único que merece reverência e adoração. João é conduzido à presença da assembleia litúrgica no céu, a fim de olhar a terra e os conflitos que nela ocorrem sob o ponto de vista do céu, ou seja, do Deus que está sentado em seu trono. Assim, ele se faz profeta (cf. 1,3), e verifica que nesse culto tomam parte as orações dos santos (5,8) e os gritos por justiça (6,9). A partir daí, João poderá perceber em maior profundidade o que ocorre na terra, seus muitos tronos e os poderes que pretendem colocar-se no lugar e acima do único que merece a adoração. Só Deus é santo e doador da vida (cf. Is 6). As comunidades não deverão apartar-se dessa certeza, mesmo diante das hostilidades e perseguições

A Bíblia do Peregrino (pag. 2949) comenta: Descreve amplamente uma liturgia celeste, como prólogo a quanto se segue. Enquanto as liturgias tradicionais comemoravam fatos pretéritos, saída do Egito, aliança, Páscoa, esta vai introduzir eventos futuros e próximos. Incluirá hinos e gestos, mas não sacrifícios, porque o sacrifício definitivo se consumou e está presente. É liturgia celeste, modelo da terrestre. Sua cerimônia principal será a leitura de um texto, espécie de libreto ou roteiro das visões que vão ser apresentadas dramaticamente…

Nossa liturgia introduz todas essas visões que serão relatas nos próximos domingos com “Eu, João, vi”, enquanto geralmente está escrito apenas: “Depois disso, vi”. O nome João aparece apenas em 1,4.9 (pelo estilo diferente do Ap deve ser outra pessoa do que o discípulo amado que escreveu o quarto evangelho, cf. Jo 21,20.24).

(Eu, João), vie ouvi a voz de numerosos anjos,que estavam em volta do trono,e dos Seres vivos e dos Anciãos.Eram milhares de milhares, milhões de milhões,e proclamavam em alta voz: “O Cordeiro imolado é digno de receber o poder, a riqueza, a sabedoria e a força,a honra, a glória e o louvor”(vv. 11-12).

Esta visão de “milhares de milhares, milhões de milhões”de anjos em volta do trono (Deus) se inspira em 1Rs 22,19; Dn 7,10 e textos semelhantes. Os anjos ou os exércitos do céu são a corte do rei celeste. Os “Seres vivos”, os “Anciãos” e o “Cordeiro imolado” já foram descritos nos vv. anteriores.

Em 4,4 foram introduzidos os “vinte e quatro Anciãos, vestidos de branco e com coroas de outro sobre as cabeça”, que se sentavam ao redor do trono e, depondo suas coroas diante do trono proclamaram: “Digno és tu, Senhor e Deus, nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque tu criaste todas as coisas…” (4,10s). Junto com os quatro Seres vivos se prostraram também diante do Cordeiro, cantando: “Tu és digno de receber o livro de abrir seus selos…”(5,8-10).

No Antigo Oriente, o poder superior de um rei se mede pela grandeza da sua corte (cf. 1Rs 10). Por isso, o autor descreve diversos representantes da corte celeste. O nome de “anciãos” (grego: presbíteros) evoca os chefes ou responsáveis de Israel no AT, depois, os das sinagogas e, por fim, os das comunidades cristãs. Aqui, porém, não são homens na glória de Deus, mas um “senado” de vinte e quatro representantes (anjos?), uma espécie de corte que não delibera, mas adora e canta hinos. O número 24 pode significar adoração incessante (24 horas do dia) ou corresponde talvez às 24 ordens sacerdotais de 1Cr 24,1-19. Pode-se pensar também nos dozes profetas que representam o profetismo do AT e continuam nos dozes apóstolos: ou ainda nas dozes tribos do antigo Israel, às quais vêm somar-se as doze do novo povo (Igreja; cf. 7,4-9), os dois povos unidos e pacificados (cf. Ef 2,14). Sua figura é humana, corpórea.

É notável que estes representantes (da humanidade?) tenham um papel preponderante no céu. Estes anciões exercem um papel sacerdotal e real: louvam e adoram a Deus (4,10; 5,9; 11,16-17; 19,4), oferecem-lhe as orações dos fiéis (5,8), assistem-no no governo do mundo (tronos) e participam de seu poder real (coroas). Os três elementos que os caracterizam – tronos, vestes brancas, coroas – correspondem aos atributos prometidos antes aos cristãos (cf. 3,21; 3,4-5; 3,11). Esta assembleia celeste representa pois, em certo sentido o povo de Deus participando na glória e celebrando uma liturgia de adoração e ação de graças que se dirige antes de tudo a Deus como criador (cap. 4), depois, ao cordeiro como redentor (cap. 5).

Os “quatro Seres vivos” são guardas do trono, seres mitológicos inspirados em Ez 1,5-21sobre os quais repousa o trono de Deus. Eles estão “cheios de “olhos” simbolizando a vigilância, a ciência universal e a providencia de Deus. Eles adoram a Deus e lhe tributam glória por sua obra criadora (v. 8; cf. 1,8; 11,17; Is 6,3; Ex 3,14). A escolha de suas formas (um semelhante a um “leão”, outro a um “touro”, outro a um “homem”, outro a uma “águia em voo”) deve se a representação do que há mais nobre, mais forte, mais sábio e mais ágil na criação. “Quatro” é número de totalidade cósmica (os pontos cardeais da terra, os ventos; cf. 7,1). Outros comentaristas pensam em antepassados ilustres do AT (patriarcas, reis, profetas, doutores), outros os identificam com os quatro elementos, ou tudo quanto vive na terra e no ar (faltam os aquáticos, cf. Sl 8; 96,11; 98,7).

 

Cada ser vivo tem um só aspecto, os de Ezequiel eram polimorfos. Os de Ezequiel eram “querubins” (os anjos que protegiam a arca da aliança vista como pedestal do trono, cf. Ex 25,18-25; 1Sm 4,4; 1Rs 8,6), tinham quatro asas e moviam-se, puxavam um carro e sustentavam uma plataforma; os do Apocalipse são os “serafins” da visão de Is 6,2s, como sua aclamação semelhante, também têm “seis asas”. Mas não se deslocam do lugar, porque a Gloria de Deus já não se afasta mais como em Ez, mas preside a liturgia perpétua. A liturgia da terra é uma participação no culto eterno (“dia e noite”) do céu.

Desde Irineu de Lião (séc. 3), a tradição cristã viu nestes quatro Seres vivos o símbolo dos quatro evangelistas (aludindo aos começos de Mc, Lc, Mt, Jo). É difícil admitir que esta tenha sido a intenção do autor do Ap, mas esta interpretação de Irineu teve influência para escolha de “quatro” evangelhos considerados inspirados no Cânone da Bíblia (outros ficaram fora, “apócrifos”).

Sem dúvida, o “Cordeiro imolado” (introduzido em 5,5s) é símbolo do Cristo, o messias que venceu através da cruz (cf. 5,5-6), adquirindo assim um povo de todas as nações.O título de “Cordeiro” é dado a Cristo vinte e oito vezes no Ap.

A imagem do Cristo como “Cordeiro” (Jo1,29.36; cf. Jo 19,33; 19,36; 1Pd 1,19) se refere à profecia messiânica de Is 53,7 (citado em At 8,31-35; 1Pd 2,22-25) e muito provavelmente também à figura do cordeiro pascal (Ex 12,1-14; cf. 1Cor 5,7: “Nossa páscoa, Cristo, foi imolada”). Deve-se compreender a frase como uma apresentação sintética do mistério pascal: o Cristo é “vencedor” da morte, o cordeiro “estava de pé”, 5,5-6; cf. At 7,56) pelo seu sacrifico (“imolado”).

O Cristo-Cordeiro estava sentado junto do seu Pai (3,21), ele participa do poder de Deus e merece adoração igualmente (vv.14s). O Cordeiro recebe sete atributos (número da plenitude): “o poder, a riqueza, a sabedoria e a força, a honra, a glória e o louvor” (no lugar da riqueza, S. Jerônimo escreveu na sua tradução latina Vulgata: ”divindade”).

Ouvi também todas as criaturas que estão no céu, na terra, debaixo da terra e no mar,e tudo o que neles existe, e diziam: “Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro,o louvor e a honra, a glória e o poder para sempre”. Os quatro Seres vivos respondiam: “Amém”,e os Anciãos se prostraram em adoração daquele que vive para sempre (vv. 13-14).

Nos caps. 4-5, João vê quatro grupos ao redor do trono em ordem concêntrica, mais próximo do trono estão os 24 anciãos, depois os quatro seres vivos, depois os milhões de anjos, finalmente “todas as criaturas que estão no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles existe” A Bíblia do Peregrino (pág.2951) comenta:Toda criatura, dotada de voz: numa divisão quadripartida inusitada. Sob a terra se encontra a terra dos mortos (Fl 2,10 oferece uma visão tripartida; ver também Sl 22,30 sobre a homenagem dos mortos). Sobre o mar ou nele estão os peixes e os navios (Sl 104,25-26).

Todos estes grupos aclamam e adoram “ao que está sentado no trono e ao Cordeiro”, aquele “que vive para sempre” (cf. 1,18; 4,9).O vidente João evita mencionar “Deus” diretamente (cf. a visão de Ez 1,26); faz parte de estilo apocalíptico judaico. “Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro”, portanto, quer dizer “ao Pai e ao Filho”.

 

Evangelho: Jo 21,1-19(versão breve: vv. 1-14)

Obviamente, o capítulo 21 é um anexo posterior, porque o evangelista já escreveu um final bonito em 20,30-31. Pouco tempo depois (entre 90 e 100 d.C.), uma redação eclesial acrescentou este capítulo (e também os capítulos 15-17 e partes de 10). Assim, os quatro evangelhos concordam: Jesus ressuscitado não só apareceu na capital de Jerusalém (Jo 20; Mt 28,8-10), mas também no âmbito rural (Mt 28,16-20; Lc24,13-34) e, como se poderia concluir a partir do texto de hoje, se faz presente não só no domingo na reunião dos discípulos (20,19.26), mas num dia comum, no meio do trabalho. O foco principal do cap. 21 é a Igreja, ou seja, o papel de Pedro como líder da Igreja apesar da sua negação tríplice e o papel do discípulo amado a quem o anexo atribui o evangelho (v. 24).

Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeus, e outros dois discípulos de Jesus (vv. 1-2).

Os discípulos estavam à beira do mar de Tiberíades. É o “lago de Genesaré” (Lc 5,1), chamado por Mc e Mt “mar da Galileia”. Tiberíades era uma cidade pagã, construída na beira do lago em honra do imperador romano Tibério que reinava na época de Jesus (14-37 d.C.). Jo já usou o termo indicando a passagem da Igreja do ambiente judaico para numerosas terras pagãs (v. 11; cf. 6,1), onde o ressuscitado se fará presente também, na eucaristia (Jo 6).

Os apóstolos retornaram ao trabalho ordinário de pescadores, será por desilusão? Jo não o diz. Não estavam todos, somente sete (número da plenitude na criação, cf. Gn 1; não os “doze” de Israel, mas pode significar a universalidade de outros povos, cf. os sete diáconos helenistas em At 6,3). Entre eles, os que têm maior destaque no quarto evangelho: Tomé (cf. 11,16; 14,5; 20,24-29) e Natanael (1,45-2,1) identificado com Bartolomeu (pela proximidade a Felipe nas listas dos apóstolos em Mc 3,18p; cf. At 1,13). Os filhos de Zebedeu são Tiago e João cujos nomes Jo não menciona. Eles foram chamados na beira do mar junto com Pedro e André, nos evangelhos sinóticos (Mc 1,16-10p). No Ev de Jo, a vocação se deu de outra maneira (cf. 1,29-35) e a profissão dos discípulos nunca se mencionou até agora.

Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca,mas não pescaram nada naquela noite. Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”. Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis” (vv. 3-6a).

Pedro é um líder natural e motiva aos outros para fazerem a mesma coisa: “Eu vou pescar” – “Também vamos contigo” (v. 3). Mas não tiveram nenhum sucesso. A história muda com o clarão do dia. De madrugada, Jesus apareceu novamente (cf. 20,1ss; Mt 28,1p). A claridade coincide com o aparecimento do ressuscitado naaparência de um desconhecido “na margem”. Este ainda pergunta se disfarçando (cf. Lc 24,17-19) de faminto: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” e dá um conselho: “Lançai as redes à direita da barca e achareis” (v. 6).

Lançaram,pois, a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!”Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros(vv. 6b-8).

Mesmo cansados e desanimados, obedeceram ao conselho de Jesus e as redes se encheram de modo que eles “não conseguiam mais puxá-la para fora, por causa da grande quantidade de peixes”. O resultado da pesca ultrapassa as medidas!

Este relato da pesca milagrosa em Jo tem um paralelo na vocação de Pedro em Lc 5,1-11. Só desta vez, é Jesus ressuscitado e desconhecido (cf. Lc 24,16). É uma renovação da vocação para Pedro (cf. vv.15-19) que ficou abalado (envergonhado, “nu”, v. 7) por causa da sua tríplice negação quando se esquentava na fogueira no pátio do sumo sacerdote (18,15-18.25-27).

O “discípulo amado” é o discípulo ideal: ficou perto de Jesus na ceia e na cruz, é jovem, mais rápido e tem fé (13,23-25; 19,26-27; 20,2-10; 21,20-24; cf. 18,15-16), agora é o primeiro a reconhecer Jesus: “É o Senhor!” (v.7).

Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”. Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu (v. 9-11).

Quando os discípulos chegam com os peixes, Jesus, que antes perguntou se eles tinham algo a comer (v. 5) se mostra anfitrião: já tinha acendido o fogo, e sobre as brasas estavam assados peixe e pão (v. 9). A brasa lembra a fogueira onde Pedro negou Jesus três vezes (em seguida, Pedro será interrogado três vezes sobre seu amor a Jesus, cf. vv. 15-17). Os alimentos lembram a multiplicação dos pães e peixes com o discurso eucarístico que a seguiu (cap. 6).

St.º Agostinho rimou: “Piscisassus, Christuspassus” (o peixe assado, o Cristo da paixão). As letras da palavra grega I.X.T.Y.S (Peixe) foram um símbolo da fé dos primeiros cristãos, significando: I (Jesus), X (Cristo), T (de Deus) Y (o Filho) S (e Salvador). Nos tempos de perseguição que se seguiam no Império Romano, um desenho de peixe era um sinal secreto para reconhecer outro cristão.

Como na multiplicação dos pães, Jesus quer a colaboração dos discípulos (cf. 6,5-9; Mc 6,37): “Trazei alguns dos peixes que apanhastes” (v. 10). Pedro, sozinho, “arrastou a rede para terra. Estava cheio de 153 grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu” (v. 11). Conforme S. Jerônimo, os naturalistas da época distinguiam 153 espécies de peixes. Como são pescadores de homens, a rede dos apóstolos (sob liderança de Pedro) deveria congregar todos os tipos de homens, ou seja, todos os povos da terra na mesma Igreja sem causar divisão e rompimento (cf. 10,16; 17,21-23). Hoje, nos tempos modernos, entendemos melhor que a Igreja é uma “rede” de comunicação (do Evangelho, da Boa Nova de Jesus ressuscitado).

Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos(vv. 12-14).

“Ninguém dos discípulos se atrevia a perguntar quem era, pois sabiam que era o Senhor”(v.12). Cumprem-se as palavras da última ceia: “Eu vos verei de novo, o vosso coração se alegrará… naquele dia, não me interrogareis mais sobre nada” (16,22-23). Jo não narrou a instituição da Eucaristia na última ceia (mas o lava pés, cf. cap. 13), mas apresentou um discurso sobre o pão da vida depois da multiplicação dos pães. Aqui, como na multiplicação dos pães, Jesus faz o gesto eucarístico: “tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe” (cf. 6,11). Antes “Jesus aproximou-se”, para indicar sua presença mais próxima (cf. Mt 28,17s). Foi “a terceira vez” que o ressuscitado “apareceu aos discípulos” (cf. 20,19-23.26-29), mas antes já apareceu a Maria Madalena (20,14-18).

Jesus ressuscitado continua presente conosco, não só no domingo, mas também nos dias do trabalho, pode aparecer na margem da sociedade como faminto (cf. Mt 25,35), mas nos reanima nos fracassos, aconselha com sua palavra e convida à comunhão com ele: “Vinde comer” (v. 12). Jesus realiza sinais muito simples e humildes também cada dia no meio de nós.

O site da CNBB comenta: Diante das dificuldades, muitas vezes temos a tendência de enfraquecer, de voltar à vida de antes, parece que perdemos o rumo e a motivação. Pedro e os demais discípulos desanimaram e quiseram voltar à vida de pescadores de peixes, como muitas vezes queremos voltar à vida da imaturidade na fé. Jesus realiza mais uma vez o milagre da pesca milagrosa, para que os apóstolos se recordem que não são pescadores de peixes. Assim também, ele atua em nossas vidas, para que o Mistério Pascal não seja apenas celebração, mas processo de maturação, a fim de que possamos crescer cada vez mais na fé, e um dia atingir a estatura de Cristo.

Evangelho: Jo 21,15-19   (P.7ªs 6f)

Obviamente, o capítulo 21 é um anexo posterior, porque o evangelista já escreveu um final bonito em 20,20-31. Pouco tempo depois, uma redação eclesial acrescentou este capítulo (e também os capítulos 15-17 e partes de 10). O foco principal do cap. 21 é o papel de Pedro como líder da Igreja mesmo depois da sua negação tríplice e o papel do discípulo amado a quem o anexo atribui o evangelho (v. 24).

21,1-14 narrou uma terceira aparição de Jesus ressuscitado, não em Jerusalém, mas a beira do lago (mar da Galilieia ou de Tiberíades, v. 1) diante de sete discípulos no barco sob a liderança de Pedro. O discípulo amado é mais rápido (cf. 20,2-9) e reconheceu logo que aquele anônimo, que deu o conselho certo para a pesca milagrosa, era o Senhor (v. 6s). Pedro arrastou para a terra a rede com 153 peixes, mas a rede não se rompeu (v. 11; alusão à unidade da Igreja de tantos povos). Mas Jesus já havia preparado uma “brasa acesa” (v. alusão à negação de Pedro no pátio do sumo sacerdote, cf. 18,18) e convidou para comer (alusão à Eucaristia, v. 12).

Depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros” (v. 15).

A nota temporal(“Depois de comerem”) quer unir essa cena com a aparição e a refeição precedentes: o individual fica enquadrado no comunitário. A brasa acesa já aludiu à negação de Pedro. Jesus não espera até Pedro confessar ou pedir perdão. Ele toma iniciativa com sua pergunta.

Esta pergunta sobre o amor pode ser relacionada com 14,21 e 15,13, ea imagem do pastor com o cap. 10. Se Mateus propõe a confissão de fé com a fator de sua consistência firme “pétrea” (Mt 16,16-18), João propõe o amor a Jesus como condição e garantia de sua ação pastoral. Pedro amadureceu no amor, como se dirigisse ao mestre e Senhor um “amor com todo o coração e todas as forças” (Dt 6,5; o primeiro mandamento em Mc 12,30p)

E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas (vv. 16-17).

Na terceira vez, Pedro “ficou triste”, porque vê nisso uma alusão a sua tríplice negação (13,38 18,17.25-27). Apesar do seu fracasso na negação, ele ama Jesus. “Tu sabes tudo” (v. 17): Jesus lê o pensamento e não menos o sentimento, como demonstrou na predição (13,38) e segundo a confissão dos discípulos (16,30).

A Bíblia do Peregrino (pag. 2621) comenta: O diálogo com Pedro desperta várias ressonâncias. Dos sinóticos e para a reconciliação, Lc 5,1-11 (“afasta-te de mim… não temas”) e Mt 14,30-31 (“por que duvidaste?”); para a missão Lc 5,10 (“pescador de homens”) e Mt 16,16 (“edificarei minha Igreja”). Mais fortes e obvias são as ressonâncias da tríplice negação que é preciso cancelar com a tríplice declaração, humilde, de amor: “ao entardecer sereis examinados no amor” (João da Cruz).

“Amar” é expresso no texto, por dois verbos diferentes, que correspondem, respectivamente, a amar e a querer, ter amizade, gostar. Não é certo, porém, que essa alternância- como a alternância “cordeiros”, “cordeirinhas”, “ovelhas” seja mais do que uma questão de estilo.

A Bíblia de Jerusalém (pág. 2040) comenta: À tríplice profissão de amor a Pedro, Jesus responde por uma tríplice investidura. Ele confia a Pedro o encargo em seu nome, reger o rebanho (cf. Mt 16,18; Lc 22,31s). Pode ser que a tríplice repetição seja sinal de um compromisso, um contrato em boa e devida forma, conforme o costume do Antigo Oriente (cf. Gn 23,3-15).

Pedro recebe um encargo especial e único para a comunidade da Igreja (1Pd 5,1s) que continua sendo rebanho de Jesus (10,1-18.26-29). Jesus é o bom pastor das ovelhas, mas vai ao Pai e as deixa aos cuidados de Pedro. Que Pedro não seja de novo como um mercenário que foge do perigo (10,11-15), mas dê sua vida pelas ovelhas (martírio).

A Tradução Ecumênica da Bíblia (pág. 2093) comenta:Jesus é, ao mesmo tempo, o enviado do Pai e o único pastor (cf. 10,14-16; Lc 12,32…). Com base no amor confessado e vivido por Pedro, ele lhe confia a tarefa pastoral para com o seu rebanho (cf. 10,1-16). Assim como a missão apostólica só toma sentido ligando-se à missão do filho encarnado (17,17; 20,21), assim também a função pastoral se liga à dele (Mt 10,6; At 20,28-29; 1Pd 5,1-4); um amor sem reservas para com Cristo revela-se aqui como condição de tal tarefa, e será a alma da mesma. A tradição católica elaborou pouco a pouco, notadamente a partir deste texto, a doutrina da função do colégio apostólico e do papa que o preside (cf. Mt 16,17-19; Lc 22,31-32).

 

Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir.” Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me” (vv. 18-19).

O destino de Pedro se expressa em imagens que apontam para o martírio, talvez para a cruz com o “estender os braços”. O “cingir-se” da tarefa cotidiana transforma-se em “ser cingido” ou atado à força (cf. At 21,11s) e conduzido a morrer.

Reconciliado com Jesus, Pedro “o seguirá até a morte” (13,37). O martírio “glorifica” a Deus (12,33; 1Pd 4,16). “Segue-me” Jesus retoma a palavra dirigida a Pedro, após o lava-pés: “Não podes me seguir agora aonde vou, mas me seguirás mais tarde” (13,36).

Os autores desse apêndice (redação eclesial: “nós”, v. 24) já sabem do martírio de Pedro na cruz em Roma (65 ou 67 d.C., segundo a lenda, foi crucificado de cabeça para baixo porque não se achava digno de morrer da mesma maneira do que o Senhor). A redação reconhece Pedro como chefe da Igreja. É o primeiro entre os apóstolos, apesar de não ter sido o primeiro a seguir (1,41), recebe o nome Céfas (Pedro, 1,42; cf. 1Cor 9,5; 15,5) e tem a preferência (20,6). Como aqui não se fala de um sucessor, a intenção da redação só pode ser: afirmar que sua comunidade é parte do único rebanho (10,16) e tem comunhão com as outras (ovelhas, comunidades).

Os autoresdesta redação final não só sabem do martírio de Pedro em Roma; eles escreveram ainda após da morte do discípulo amado e o confirmam como testemunha e autor do evangelho na sua fase anterior (cf. vv. 20-24). A redação final foi chamada de “eclesial” (ou eclesiástica) por sua preocupação de manter a união da Igreja (cf. cap. 15), através dos sacramentos e da liderança de Pedro, como vemos neste capítulo. As cartas do Jo também são atribuídas à mesma redação.

O site da CNBB comenta: O amor a Jesus é a condição fundamental para que possamos participar da missão evangelizadora da Igreja. Qualquer outra motivação é insuficiente para tal e está fadada ao fracasso. Não é à toa que Jesus pergunta três vezes a Pedro se ele o ama. Isso quer dizer que todos os que querem de fato participar da missão evangelizadora da Igreja devem se questionar constantemente sobre o seu amor a Jesus, renovar este amor a cada dia e buscar formas de aprofundar ainda mais este amor, principalmente através da participação na Eucaristia, leitura e meditação da Palavra, cultivo da vida interior e vivência cada vez maior do amor para com os pobres e necessitados.

Voltar