Memorial Dom Ricardo

No dia 17 de agosto de 2010 faleceu o primeiro Bispo Diocesano de Barreiras, Dom Ricardo Weberberger. Seu sepultamento foi realizado no mosteiro de Kremsmünster na Áustria. Dom Ricardo deixou o legado de um grande trabalho pastoral, educativo, social e cultural. Seu sucessor Dom Josafá Menezes da Silva, empossado como segundo bispo da Diocese de Barreiras no dia 26 de fevereiro de 2011, acolheu com entusiasmo e zelo pastoral a vontade do povo de preservar a memória e obra de Dom Ricardo. No ano de 2012, iniciou-se a construção do Memorial Dom Ricardo Weberberger, como referência à memória e obra do pastor querido. Felizmente, a Diocese de Barreiras encontrou generoso apoio para realizar seu propósito. A Prefeitura Municipal de Barreiras cedeu o espaço para a construção de um grande memorial.  A congregação beneditina, de qual Dom Ricardo fazia parte como religioso beneditino, ajudou com verbas expressivas, tanto quanto o Governo da Alta Áustria, terra de origem de Dom Ricardo. Aproximadamente um terço dos custos foram cobertos através de contribuições do próprio povo da Diocese de Barreiras.

O Memorial Dom Ricardo Weberberger é uma obra diocesana que tem como objetivo principal servir ao povo desta Diocese como centro de espiritualidade, celebrações, memória, cultura, formação e ação social. Para tanto, o Memorial proporciona o espaço físico e o apoio organizacional para ações pastorais, culturais, formativas e festivas. O espaço conta com uma exposição permanente sobre a vida e o episcopado de Dom Ricardo o qual manifesta a aspiração de fazer crescer e frutificar seu legado.

O Memorial Dom Ricardo Weberberger é moldado por três dimensões que se entrelaçam mutuamente: pastoral, cultural e social.

Endereço: Rua Ipanema, n° 200 – Vila Dulce / Barreiras – BA

Coordenação Geral e Pastoral:
Dom Moacir Silva Arantes
E-mail: dmarantes@gmailcom