Bahia: Congresso Brasileiro de Turismo Religioso será realizado em Salvador

Por motivação religiosa, milhares de pessoas circulam por grandes santuários, por igrejas históricas, grandes cidades e pequenos povoados, levando paz, orações, recursos, geração de empregos e renda. Pensando no grande potencial do Turismo Religioso no estado da Bahia – com as romarias de Bom Jesus da Lapa, os santuários do Bonfim e da Bem Aventurada Dulce dos Pobres, dos templos históricos em Salvador, das festas do Divino Espirito Santo em Poções e de Corpus Christi em Rio de Contas, das multidões em Itaberaba e Anguera. E tantas outras grandes devoções populares no Brasil. Diante disso, foi criado o Congresso Brasileiro de Turismo Religioso que será realizado este ano em Salvador, de 09 a 12 de maio de 2018, no Fiesta Convention Center.

A Bahia será sede da primeira edição do Congresso Brasileiro de Turismo Religioso. O evento ocorrerá nos dias 9 a 12 de maio, em Salvador, no Fiesta Convention Center (Itaigara), e vai reunir empresários, agentes pastorais, profissionais, representantes governamentais e de instituições que atuam no setor para discutir sobre o potencial competitivo deste mercado no Brasil e no Estado em torno do tema “Turismo Religioso, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pro meio do site www.congressoturismoreligioso.com.br.

Organizado pela Pastoral de Turismo da Arquidiocese de Salvador, o congresso também tem como objetivo divulgar a atratividade dos destinos religiosos baianos e partilhar conhecimento sobre as melhores formas de promover empreendedorismo e sustentabilidade nesta atividade. “Proporcionaremos um grande fórum para troca de experiências, de oportunidade de negócios e de evangelização. Teremos acesso ao que acontece em outros Estados e vamos oferecer aos congressistas o que a Bahia tem a oferecer. Tudo isso com possibilidade de geração de desenvolvimento sustentável e de cultura de paz”, disse Padre Manoel Filho, coordenador geral do evento e da Pastur.

Na programação, análises de casos e mesas redondas trarão para debate a mecânica de pólos turísticos do país que têm a fé como motivação, a exemplo de Belém do Pará, com o Círio de Nazaré, e o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, que atrai anualmente 12 milhões de visitantes. Os atrativos baianos e de Salvador também terão espaços próprios para discussão, com participantes de peso como a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, e o historiador Francisco Senna.

Outros palestrantes de referência também integram a grade científica, tais como o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani João Tempesta; o reitor do Santuário Nossa Senhora Salete (Caldas Novas – Goiás), padre Daniel Aguirre, o arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, que fará a palestra magna de encerramento sobre o turismo religioso e os caminhos para a promoção humana integral.

O Congresso Brasileiro de Turismo Religioso tem os apoios da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo na Bahia (Fecomércio-BA), Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  Associação Baiana dos Agentes de Viagens (ABAV), Associação Baiana da Indústria Hoteleira (ABIH), Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e Sebrae.

Durante toda a programação, estará ocorrendo também a Feira de Turismo Religioso, com expositores do setor de todo o país, na área externa do auditório. Maiores informações no site: www.congressoturismoreligioso.com.br.

Pascom – Diocese de Barreiras/ com informações congressoturismoreligioso / Fotos/site: Tv Bom Jesus
Voltar