Bispo Dom Josafá Menezes faz visita pastoral em Riachão das Neves

O Bispo visitou a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, centro da cidade de Riachão, visitou também o Centro Comunitário Padre Clarêncio no Bairro São Francisco, periferia de Riachão. Depois visitou o cemitério Senhora Sant’Ana, onde recentemente teve a notícia de uma senhora que foi enterrada viva. Tinha uma Visita de 7º Dia e bispo fez a oração pelos mortos.

Prosseguindo a visita na sede da paróquia, esteve novo loteamento Morada dos Pássaros, onde será necessária no futuro a aquisição de um lote para reunir o povo.

Depois foi acolhido na Secretaria de Educação do Município onde encontrou com a Secretaria de Educação, Presidente do Conselho Municipal de Educação, a presidente do Sindicato dos Professores e outros colaboradores da secretaria de Educação. Foi informado da situação da educação do município e dos atuais desafios e perspectivas para educação.

Passou por algumas casas de comércio da cidade, sobretudo, onde fez algumas visitas e orações. As pessoas todas demonstraram muita alegria de ter a presença do bispo e do novo administrador paroquial.

O programa da manhã foi encerrado visitando a secretaria paroquial, que funciona somente pela manhã. O Bispo vistoriou os livros do batismo, casamento e tombo. São 11 livros do batismo de 1985-2018. Três livros de casamento religioso com efeito civil e dois livros de casamento somente no religioso.

Verificou também o Livro Tombo que apresenta vários intervalos sem narração, deixando de anotar a riqueza da vida paróquia.

O Administrador Paroquial atual, Padre Domingos, declarou que está fazendo o tombo e que cuidará da secretaria paroquial, organizando melhor o espaço, criando arquivos e atendendo melhor às pessoas.

Dom Josafá também verificou a contabilidade da paróquia. Percebe que existe uma organização, especialmente a utilização do SGCP.

De tarde, foram iniciadas as visitas às comunidades rurais: Tapera (Divino Espírito Santo), Pedra de Cal (Nossa Senhora Aparecida) Barra do Riacho (Nossa Senhora da Conceição), Portinhos (São Francisco de Assis) dois de lotes de produção em São José do Rio Grande e por fim, o Distrito de São José, onde Dom Josafá presidiu a eucaristia.