Centenas de fiéis prestigiam celebração religiosa-cultural do Divino Espírito Santo em Barreiras

Na manhã deste domingo(20) a catedral São João Batista celebrou a devoção do Divino Espirito, que foi realizada na Paróquia São João pela corte real do divino. A festa foi iniciada com uma procissão pelas ruas do centro histórico da cidade, Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Josafá Menezes e o tradicional almoço promovido pela corte.

De acordo com Dom Josafá Menezes, a Festa de Pentecostes é uma comemoração realizada 50 dias após a Páscoa, em celebração à vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. “Em nossa região, a solenidade de Pentecostes tem o acréscimo da belíssima Devoção ao divino espírito santo. Os imperadores, os capitães do mastro, os alferes da bandeira, os caudatários e os outros personagens da festa”, lembra Dom Josafá.

Com tradição histórica, a festa colonial remete ao ano de 1320, onde a Coroa portuguesa sofria com a briga entre o rei D. Dinis e o filho D. Afonso, herdeiro do trono. A rainha, D. Isabel de Aragão, fez então uma promessa ao Espírito Santo: uma coroa para os pobres em troca da resolução do problema. A graça alcançada virou tradição e chegou ao Brasil através dos Jesuítas.

A procissão começou por volta das 7h30 saindo do Centro Histórico (Frente da Igreja Santa Terezinha) passando pelas principais ruas do centro de Barreiras até chegar à Praça da Igreja São João Batista, onde estava montado toda uma estrutura decorada para recepcionar a corte. A procissão contou com uma cavalaria montada, fiéis e toda a corte do Divino espírito Santo: Imperatriz, Emilly Ramos, Alferes da Bandeira: Marcos Paulo Cajango, Capitã do Mastro: Natália Porto e os Caudatários: 1º Antônio Evangelista; 2º Petrônio; 3º Izonel Cajango e 4º Hélio Vinícius.

Ao fim da celebração da Santa Missa foram eleitos os novos membros da Comissão Organizadora, que serão responsáveis pela festa do próximo ano, duas crianças foram convidadas a realizar o sorteio da próxima corte do Divino Espirito Santo que ficou definida assim: Lucileide Araújo Batista (imperatriz), Fabricio Angelo de Souza (1º caudatário), Cleuza Porto de Souza (2º Caudatária), Aludelico Alves (3º caudatário), Maria Auxiliadora da Conceição (Alferes da bandeira), Ana Clara Vieira Brasil (guarda caudatária) e Diná Araújo (Capitã do mastro).

Pascom – Pastoral da Comunicação/ Diocese de Barreiras