Confira a programação da ‘Vigília de Pentecostes’ da Renovação Carismática Católica

“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.
De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.
Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles.
Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”
Atos dos Apóstolos, 2, 1-4

Com o tema “NECESSÁRIO VOS É, NASCER DE NOVO”. Jo 3, 7b, confira a programação da Vigília de Pentecostes da Renovação Carismática da Diocese de Barreiras. Confira a programação.

PROGRAMAÇÃO*
DATA: 19/05/2018 – Sábado para Domingo
HORÁRIO: 21h30 – 06h
LOCAL: Igreja Santa Terezinha, Centro Histórico – Barreiras

21h30 – ACOLHIDA/Preparação para SANTA MISSA
22h – SANTA MISSA – PADRE VERNESON (Diretor Espiritual RCC/Barreiras)
APÓS A SANTA MISSA POSIÇÃO DO SANTÍSSIMO/ADORAÇÃO AO SANTISSIMO
23h – ENCERRAMENTO DA NOVENA DE PENTECOSTES DIANTE DO SANTÍSSIMO
Jaira – Coord. GO Jesus é o Senhor/Simone – Coord. Min. Jovem – RCC/Barreiras
23h20 – ENCERRAMENTO DO CERCO DE JERICÓ DIANTE DO SANTÍSSIMO
Nice – Coor. Dioc. Min. Intercessão – RCC/Barreiras/G’Os e Ministérios
00h30 – INTERVALO – FICAR UMA EQUIPE EM ADORAÇÃO
01h – ANIMAÇÃO/ORAÇÃO: MMA – Ramon – Coord. Dioc. Ministerio de Música RCC/Barreiras
01h30 – PREGAÇÃO – “NECESSÁRIO VOS É, NASCER DE NOVO”. Jo 3, 7b
BATISMO NO ESPÍRITO SANTO – Branco – Min. de Pregação e Conselheiro RCC/Barreiras
02h30 – MOMENTO DE PARTILHA
03h – TERÇO DA MISERICÓRDIA – Ricardo – Tesoureiro Diocesano – RCC/Barreiras
03h20 – INTERVALO
03h40 – ANIMAÇÃO/ORAÇÃO: MMA – Ramon
04h – PREGAÇÃO: “SERÁS O MEU POVO, E SEREI O SEU DEUS”. Deut 28, 1 –
Claudia Tomoko – Min. de Pregação Diocese de Barreiras
05h – ANIMAÇÃO/ORAÇÃO – MMA – Ramon
05h30 – ADORAÇÃO PELA DIOCESE/GRUPOS DE ORAÇÃO TESOURO DE DEUS
Auxiliadora – Coord. Diocesana RCC/Barreiras
06h – BENÇÃO DO SANTÍSSIMO – Padre Verneson
06h – AVISOS/ENCERRAMENTO

*Programação sujeita à alteração

INTENÇÕES DA VIGÍLIA:
DIOCESE DE BARREIRAS, V CONGRESSO DIOCESANO 2018, VIGÍLIA DE PENTECOSTES, ALEGRAI-VOS DO GRUPO DE ORAÇÃO ÉS ÁGUA VIVA, ELEIÇÕES NOS GO’S, PELA IGREJA, PELO BRASIL, PELA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA, PELOS GRUPOS DE ORAÇÃO, MINISTÉRIOS, PELA SANTIFICAÇÃO E CONVERSÃO DAS FAMÍLIAS E DA JUVENTUDE, INTENÇÕES PESSOAIS.

O QUE É PENTECOSTES?

A Festa de Pentecostes é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias depois da Páscoa.

Pentecostes era uma festa de grande alegria e ação de graças para os judeus por celebrar a colheita do trigo. Vinha gente de todas as partes: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Quando também eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada “festa das sete semanas” por ser comemorada sete semanas depois da festa da Páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa “quinquagésimo dia”.

No primeiro Pentecostes depois da Morte de Jesus, cinquenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (cf. At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino de Deus.

QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

O Prometido por Jesus: “[…] ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai, a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias” (At 1,4-5).

Jesus havia prometido enviar o Espírito Santo para ser a força e a luz da Igreja: “Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.” (Jo 15,26)

 “Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai, entretanto, permanecei na cidade [Jerusalém] até que sejais revestidos da força do alto”. (Lc 24,29)

Espírito, que procede do Pai e do Filho: “Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, Ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho […]” (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai

Jesus sabia que sem esta “força do alto” os discípulos jamais seriam capazes de implantar o Reino de Deus neste mundo através da Igreja. As perseguições seriam muitas em todos os tempos, desde o primeiro século até hoje. E muitas seriam também as heresias que ameaçariam destruir a verdade que salva.  Só na força do Espírito Santo isso seria possível; por isso Jesus, na sua Ascensão, proibiu que os Apóstolos se afastassem do Cenáculo antes de serem revestidos, batizados, no Espírito Santo.

 “E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, que ouvistes, disse ele, da minha boca;  porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias. Assim reunidos, eles o interrogavam: Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel?  Respondeu-lhes ele: Não pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder,  mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo. “ (Atos 1, 4s)

 A partir de Pentecostes os Apóstolos se encheram de coragem, sabedoria e pregaram sem medo Jesus Cristo ressuscitado, enfrentando toda perseguição dos judeus. E o Espírito Santo estava com eles. É comum essa expressão nos Atos dos Apóstolos: “pareceu bem ao Espírito Santo e a nós…”.

 Jesus disse que: “Deus anseia dar a cada um o Seu Espírito “sem medidas” (Jo 3,34); e, ainda antes da sua Paixão e morte, mostrou a importância do Espírito Santo na festa das tendas em Jerusalém:

 “Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva (Zc 14,8; Is 58,11). Dizia isso, referindo-se ao Espírito Santo que haviam de receber os que cressem nele, pois ainda não fora dado o Espírito, visto que Jesus ainda não tinha sido glorificado” (Jo 7,37-39).

Na santa Ceia, na despedida, Jesus prometeu enviar o Paráclito, o Espírito da Verdade, para conduzir a Igreja sempre à verdade.

 “Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós”. (Jo 14, 15-17)

 Este Paráclito veio em Pentecostes para assistir e guiar a Igreja e ficar “eternamente convosco”. Por isso a Igreja nunca errou o caminho da verdade que salva (cf. CIC §851).

Em Pentecostes nós renovamos a cena do “Cenáculo”.  Cenáculo idealmente ligado ao de Jerusalém onde, há quase dois mil anos, se verificou a primeira prodigiosa efusão do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Maria Santíssima. Naquele dia nasceu a Igreja una, santa, católica e apostólica. Una, porque é tornada mistério de comunhão pelo Espírito, ícone da Santíssima Trindade na terra; santa, porque o Espírito conserva nos seus membros a santidade de Cristo Cabeça; católica, porque o Espírito a estimula a anunciar a todos os povos o único Evangelho de salvação; Apostólica, porque através do ministério dos Apóstolos e dos seus sucessores, o Espírito a orienta pelas veredas da história.

HISTÓRICO DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

NOSSA HISTÓRIA

(…)  O nascimento da Renovação Carismática Católica.

A Renovação Carismática Católica, ou o Pentecostalismo Católico, como foi inicialmente conhecida, teve origem com um retiro espiritual realizado nos dias 17-19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA).(13)

Em uma carta enviada dois meses após (29 de abril de 1967), a um professor, Monsenhor Iacovantuno, Patti Gallagher, uma das estudantes que participou do retiro, assim relatou o que aconteceu naqueles dias:

Tivemos um Fim de Semana de Estudos nos dias 17-19 de fevereiro. Preparamo-nos para este encontro, lemos os Atos dos Apóstolos e um livrinho intitulado “A Cruz e o Punhal” de autoria de David Wilkerson. Eu fiquei particularmente impressionada pelo conhecimento do poder do Espírito Santo e, pelo vigor e a coragem com que os apóstolos foram capazes de espalhar a Boa Nova, após o Pentecostes. Eu supunha, naturalmente, que o Fim de Semana me seria proveitoso, mas devo admitir que nunca poderia supor que viria a transformar a minha vida!

No sábado à noite, tínhamos programado uma festinha de aniversário para alguns dos colegas, mas as coisas foram simplesmente acontecendo sem alternativa. Fomos sendo conduzidos para a capela, um de cada vez, e recebendo a graça que é denominada de Batismo no Espírito Santo, no Novo Testamento. Isto aconteceu de maneiras diversas para cada uma das pessoas. Eu fui atingida por uma forte certeza de que Deus é real e que nos ama. Orações que eu nunca tinha tido coragem de proferir em voz alta, saltavam dos meus lábios. (…) Este não era, pois um simples bom fim de semana, mas, na realidade, uma experiência transformadora de vida que ainda está prosseguindo e se desenvolvendo em crescimento e expansão.

Os dons do Espírito já são hoje manifestados – e isto eu posso testemunhar, porque tenho ouvido pessoas orando em línguas, outras praticam curas, discernimento de espíritos, falam com sabedoria e fé extraordinárias, profetizam e interpretam. (…)

https://rccbrasil.org.br/institucional/historico-da-rcc.html

ATOS 2

“14.Pedro então, pondo-se de pé em companhia dos Onze, com voz forte lhes disse: Homens da Judéia e vós todos que habitais em Jerusalém: seja-vos isto conhecido e prestai atenção às minhas palavras.

  1. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto não ser ainda a hora terceira do dia. 16. Mas cumpre-se o que foi dito pelo profeta Joel: 17. Acontecerá nos últimos dias – é Deus quem fala -, que derramarei do meu Espírito sobre todo ser vivo: profetizarão os vossos filhos e as vossas filhas. Os vossos jovens terão visões, e os vossos anciãos sonharão. 18. Sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei naqueles dias do meu Espírito e profetizarão.”

Que na manhã de domingo de Pentecostes, saiamos revigorados e cheios de desassombro, enviados por Deus ao encontro de muitos outros irmãos para viver uma experiência do amor de Deus: “CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO”, COMO EM PENTECOSTES.

Voltar