Leia o novo documento publicado pelo Pontifício Conselho para os leigos, família e vida

Dar o melhor de Si“, este é o nome do documento publicado ontem, 1º de junho de 2018, pelo Pontifício Conselho para os Leigos, Família e Vida, sobre a perspectiva cristã do esporte e da pessoa humana.

“É lugar de encontro onde pessoas de todo nível e condição social se unem para obter um resultado comum. Âmbito privilegiado onde as pessoas, sem distinções de raça, sexo, religião e ideologia se encontram com a possibilidade de experimentar a alegria de competir para alcançar uma meta em conjunto, participando em equipe cuja vitória e derrota compartilha”. Escreveu o Papa Francisco por ocasião da publicação do documento.

Às vésperas do Campeonato Mundial na Rússia, quando todos estarão torcendo pela sua seleção e participando de um evento poderoso, uma palavra positiva sobre as competições esportivas.

O documento é estruturado em cinco capítulos: “a relação entre a Igreja e o esporte” (Capítulo 1); uma descrição do fenômeno esportivo com olhar atendo à pessoa humano (Capítulos 2 e 3); Alguns desafios atuais que o esporte é chamado a enfrentar (Capítulo 4) e A Igreja e pastoral do esporte (Capítulo 5).

Este não é um documento para estudiosos ou pesquisadores, é uma reflexão sobre o mundo do esporte hoje, apresentando reflexões e sugestões úteis não só para as Conferências Episcopais e para as dioceses que podem organizar a pastoral do esporte, mas também para os times de futebol amadores e para os atletas refletirem sobre a vida cristã e o modo de praticar o esporte, afirma Cardeal Farrell.