Dom Josafá Menezes, bispo de Barreiras presta homenagem ao Padre Cristiano no dia da Festa de Nossa Senhora Aparecida

Dom Josafá M. da Silva
Bispo Diocesano

Diante de Nossa Senhora Aparecida, aproveito para dirigir uma palavra de agradecimento ao Padre Cristiano por esses anos que esteve aqui conosco. Dos 27 anos de ordenação sacerdotal, padre Cristiano viveu somente 4 na Áustria. Conosco já está com 23 anos e 3 meses. Nós queremos agradecer a Deus, porque fomos destinatários dos bons frutos de seu ministério sacerdotal. Foi uma bênção para a Diocese de Barreiras.

Dos padres austríacos, Padre Cristiano perde, em tempo de serviço ao povo da Diocese de Barreiras, somente para Padre Geraldo Lang, 31 anos, em dois períodos.

Nós esperamos, Padre Cristiano, que esses 23 anos e 3 meses sejam também só o primeiro período. Padre Geraldo fez 11 anos no primeiro período e 20 anos no segundo.

A colaboração missionária que o Padre Cristiano vem dando à Diocese de Barreiras se rege por um contrato, normalmente de três anos, que foi prorrogado constantemente desde 1995. A última renovação, nós fizemos no dia 21 de junho de 2016 com validade até o verão de 2019. Significa que esse “período sabático” de um ano está dentro ainda de nosso contrato.

Não somente pelos anos, mas também pelo mergulho e aceitação cultural, padre Cristiano pode ser considerado um membro do clero da Diocese de Barreiras e um cidadão desta parte do Oeste da Bahia. Pela contribuição pastoral, intelectual e econômica, um dos nossos maiores benfeitores.

Foi Vigário Paroquial e Administrador Paroquial da Paróquia São Sebastião, residindo em Barreirinhas, durante 6 anos. 10 anos como Pároco na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e 6 anos de 10 meses aqui em Luís Eduardo. Como já residiu 16 anos em Barreiras, o próximo período missionário, que esperamos para junho de 2019, pode ser feito em Luís Eduardo Magalhães, na quinta paróquia que criaremos nos próximos anos. Assim, LEM poderá recebê-lo pela segunda vez.

Aqui nós fomos companheiros de várias celebrações, churrascos, missa crioula, banho de rio e também de vários outros momentos de alegria e alguns poucos sofrimentos.

Agradeço pela sua participação nas Assembleias diocesanas, reuniões do Conselho de Presbíteros, Conselho de Pastoral e Conselho Econômico. Obrigado pela presença nos Retiros espirituais, nos encontros de Estudo e Lazer da Região Pastoral.

Em 26 de fevereiro de 2019, completo 8 anos de ministério em Barreiras e em todas as minhas decisões pastorais, encontrei apoio na sua racionalidade, prudência e na sua sensibilidade prática. Em todas as situações Padre Cristiano tem um fundamento de juízo inédito pela quantidade de informações que possui.

Foi o grande autor e articulador do projeto do Memorial Dom Ricardo.

Obrigado por ter sido o Vigário Geral da Diocese de Barreiras por 6 anos.

Obrigado pela sua atenção especial pelos mais pobres. Pela sensibilidade pelos problemas sociais do povo de Barreiras e da região.

Obrigado pelas igrejas construídas e reformadas, pelos painéis pintados, pelos cursos bíblicos, palestras, homilias, comentários bíblicos no site da Diocese de Barreiras, pela Exposição Mariana e pela Exposição do Ano dos Leigos, pelos livros (Trajetória de Dom Ricardo, Manual do Peregrino ao Cantinho, Padre Vieira – Construtor, Educador e Missionário e História das Paróquias),

Valem ainda as palavras que utilizei no dia de sua posse em LEM: “Ao Padre Cristiano Mayr, agradecemos pelo serviço ministerial, permeado de inteligência e de bondade, oferecido às comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e ao povo de Deus que está em Barreiras”.

Saudação aos seus país e irmãos, ao Dom Manfredo, Bispo de Linz, ao Abade Ambros, Padre Geraldo, Daniel, Davi, Arno e todos os irmãos de Kremsmunster, aos irmãos de Dom Ricardo e a todos benfeitores da MIVA e do Governo da Alta Áustria.

Se os bispos do NE 3 forem para a Visita ao Papa que deve acontecer em 2019, eu passarei na Áustria para lhe fazer uma visita.

Muito obrigado! Deus abençoe! Estamos lhe esperando no final de 2019 ou no máximo início de 2020! Boa Viagem! Deus abençoe! Muito Obrigado, por tudo!

Confira alguns registros em homenagem ao Padre Cristiano em sua passagem por LEM.