Diocese de Barreiras lança 3ª Edição do Manual de Orientação para reza do terço

O lançamento da 3ª Edição do Manual de Orientação para a Reza do Terço foi realizado neste domingo (04) com a presença de Dom Josafá Menezes, bispo de Barreiras, que coordenou a publicação do manual. O lançamento foi feito durante o 2º Encontro Diocesano do Terço dos Homens, que ocorreu no Memorial  Dom Ricardo, no bairro Vila Dulce, em Barreiras.

Na sua intervenção o Bispo apresentou o percurso para a redação da 3ª Edição do Manual de Orientação para Reza do Terço dos Homens e quais foram as mudanças no conteúdo. “A terceira edição acolhe quase que integralmente as duas anteriores (2013 e 2014): roteiro do Terço para orientação dos coordenadores, as orações que fazem parte do Terço, cantos e orações para as visitas nas famílias e orações e cantos para as Visitas e Orações nos cemitérios e velórios. Esse conjunto de cantos podem ser utilizados também para a reza do Terço nas praças públicas, uma criatividade da atual coordenação” destaca.

As novidades do novo manual  de Orientação para Reza do Terço dos Homens, segundo Dom Josafá. “Foram refeitas completamente as meditações dos Mistérios. Cada mistério foi introduzido por uma citação bíblica. Depois do texto bíblico vem “meditação” que consiste sempre na citação de um pensamento dos santos (Santo Agostinho, Santo Ambrósio, São Jerônimo, São Boaventura e Santo Hilário de Poitiers), dos grandes da devoção mariana (São Bernardo de Claraval e São Luiz Maria de Montfort) e dos Papas, sobretudo os três últimos (São João Paulo II, Bento XVI, Francisco). Serve base para introduzir cada mistério: São João Paulo II, O Rosário da Virgem Maria, 16 de outubro de 2002”.

Para facilitar ainda mais a meditação dos Mistérios, com a assessoria do Padre Cristiano Mayr, ex-pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – LEM, incluímos também como gravuras uma seleção de obras de arte de autores nacionais (Nos Mistérios Dolorosos, Aleijadinho, Congonhas/MG e a imagem do Senhor dos Aflitos) e internacionais (Rafael Sânzio, Giotto, Código de Rabula, Ticiano, El Greco, Mosteiro de Kremsmunster, Basílica da Natividade e outros)”.

Tudo para que os Homens do Terço cresçam no conhecimento de Nossa Senhora e Jesus Cristo, possam amá-los e aumentar a devoção e se animem a imitar a Mãe de Jesus, como discípulos-missionários numa Igreja em Saída.