Bispo Dom Josafá Menezes viaja para Aparecida(SP) e participa de Assembleia geral dos Bispos do Brasil

Reunidos para a 56ª edição da Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Bispos da ativa, eméritos e demais religiosos do país se encontram a partir desta quarta-feira (11) no município paulista de Aparecida – SP, no encontro anual do episcopado. Com o tema “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”, a assembleia geral da igreja católica se estende até o dia 20 de abril. Serão dez dias de reuniões, retiros, celebrações onde também serão debatidos assuntos relacionados à igreja e a sociedade.

Antes de viajar para Aparecida, Dom Josafá Menezes, que participa da sua 13ª Assembleia dos Bispos, falou sobre o evento. “Estaremos reunidos nesses dias em Aparecida para tratar sobre temas que são importantes para a sociedade civil; tais como: os grandes problemas – a crise política; a crise institucional; a crise econômica e seguramente esses temas dizem respeito também a realidade aqui de Barreiras e do oeste baiano. Peço aos fiéis que rezem em comunhão e nos ajudem a encontrar condições para organizar a igreja, e assim possamos também nos fortalecer, enquanto espiritualidade, renovar a nossa vocação para um ministério tão importante que é coordenar as paróquias e as dioceses”, evidencia.

foto/reprodução: Assembleia Nacional da CNBB 2017

Da região oeste e do médio São Francisco, participarão do encontro, além do bispo de Barreiras, Dom Josafá Menezes, os bispos Dom Frei Luís Flávio Cappio (Barra) e Dom João Santos Cardoso (Bom Jesus da Lapa). Ainda de acordo com Dom Josafá, este também é um momento de também para diálogo. “Essa é uma oportunidade de encontrar Bispos de outras regiões para trocarmos experiências. Falar sobre o que está acontecendo em nossa diocese, pedir conselhos aos outros bispos. A assembleia não é somente um momento de trabalho, mas é também um encontro de irmãos, pois compartilhamos temas da igreja”, destaca.

A assembleia dos Bispos chama atenção pela grandiosidade e atrai também a cobertura da mídia nacional com transmissões ao vivo e reportagens nos canais de tv, impresso e online, além dos canais católicos. Para se ter uma ideia, a Assembleia Geral Ordinária da CNBB vai ocupar três espaços principais, sendo o primeiro o Santuário Nossa Senhora Aparecida (orações), Centro de Eventos padre Vítor Coelho de Almeida, no pátio do Santuário Nacional (reuniões) e as hospedagens no hotel construído especialmente para receber os bispos, que também se dedicarão a um Retiro Espiritual.

Informações adicionais da Assembleia 2018 (informações CNBB)

Episcopado reunido como CNBB: 476 pastores, sendo 308 bispos na ativa e 168 bispos eméritos (aposentados). Os bispos oriundos do clero diocesano são 279 pessoas, ou seja, 58,6% do episcopado e os que pertenceram a uma ordem ou congregação de vida consagrada são 198 pessoas, ou seja, 41,4% do episcopado brasileiro. por função institucional temos: Cardeais: 6 diocesanos + 3 religiosos. Arcebispos: 42 diocesanos + 29 religiosos. Bispos: 231 diocesanos + 165 religiosos.

Episcopado atual

Há 308 bispos ativos na hierarquia católica no Brasil (com voz e voto na CNBB):

105 nomeados pelo papa São João Paulo II;

122 nomeados pelo papa Bento XVI, hoje emérito;

81 nomeados pelo atual papa Francisco.

Há 168 bispos eméritos: 2 nomeados pelo papa São João XXIII;

39 nomeados durante o papado de Paulo VI;

124 nomeados pelo papa São João Paulo II;

3 nomeados pelo papa Bento XVI;

Nenhum nomeado pelo atual papa Francisco.

Ouça a mensagem do Bispo Dom Josafá Menezes aos fiéis católicos de Barreiras e região oeste.