Encerrada 55ª Assembleia Regional de Pastoral do Nordeste 3

20170829_145029Motivar, encontrar soluções criativas e os melhores caminhos para tornar “O Processo de Iniciação à vida cristã” (tema) mais eficaz em nossas Dioceses e comunidades: este foi o objetivo da 55ª Assembleia Regional Pastoral da CNBB NE3, que ocorreu entre os dias 28 e 31 de agosto no CTL de Salvador.

O evento foi marcado por um intenso aprendizado, celebrações, integração entre as dioceses e pastorais, e, também, confraternização.

Iniciação à Vida Cristã

O Padre Abimar Moraes, assessor do setor bíblico-catequético da CNBB, explicou – a partir do documento 107 da CNBB que trata do assunto – que o processo de iniciação cristã é entendido pela Igreja não como mais uma pastoral, mas como o eixo norteador de toda ação pastoral de nossas comunidades.

“O processo de iniciação cristã é um diálogo entre quem está dentro, ou seja, possui já a fé cristã, e quem está fora, quem deseja ser ajudado a compreender e traduzir esta fé. É, preciso, portanto, saber acolher e tornar claro a quem está chegando o que é ser cristão católico”.

A Catequese no Regional

A coordenação Regional de Catequese apresentou um pouco da configuração atual do setor catequético na Bahia e Sergipe. Destacando o seu desenvolvimento histórico, os principais encontros, atividades e momentos de formação, de forma específica, a Escola de Catequese Dom20170829_104416 Jairo, responsável que tem contribuído para o serviço catequético em todas as dioceses do Regional.

Também pela manhã o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger apresentou as Notas que têm sido publicadas pela CNBB com vistas a levantar uma voz profética em meio à sociedade e à cultura.

Organização Pastoral

A Assembleia proporcionou também a oportunidade dos participantes se reunirem, em momentos distintos, por sub-regiões pastorais (ao todo são 6); por comissões (atualmente são 11) e por grupos: os bispos; coordenadores de pastoral; catequistas; e demais coordenadores de outras pastorais.

Desta forma, foi possível discutir as responsabilidades e serviços de cada um desses grupos em relação à temática central da Assembleia, bem como sobre os assuntos pertinentes a cada um.

20170829_092548O último dia da Assembleia foi dedicado a discutir a reorganização das 11 comissões, que poderão ser reestruturadas para que os bispos possam auxiliar de forma mais ampla as pastorais (talvez mais de um bispo referencial por comissão), e que esses mesmos grupos, movimentos e pastorais sejam realocado de acordo às suas afinidades.

Confraternização

Na noite da quinta-feira (30) foi o momento de dar uma pausa nas atividades para confraternizar. Também, a Assembleia comemorou os 50 anos da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, e Dom Petrini, bispo de Camaçari e presidente da CNBB NE3, entregou uma placa de homenagem a Dom. Armando, bispo de Livramento, como memória do Jubileu de Ouro da Diocese.

Fonte: CNBB – Nordeste 3