POM apresentam subsídios da Campanha Missionária 2016 em coletiva de imprensa

0-0-0-0-coletiva-campanha

“Deus nos ajude que esse material possa chegar, a reflexão possa acontecer em todas as nossas bases. Que a gente possa contribuir, colaborar com Deus nesse cuidado da Casa Comum”. Com essas palavras o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício da Silva Jardim, apresentou, em coletiva de imprensa, os subsídios da Campanha Missionária 2016.

Além de padre Maurício, participaram da coletiva, realizada nesta segunda-feira, dia 19, na sede das POM, em Brasília (DF), o bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias, e o secretário executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cleber César Buzatto.

Dom Esmeraldo explicou que o tema da Campanha Missionária deste ano, “Cuidar da Casa Comum é nossa missão”, está diretamente relacionado com a Campanha da Fraternidade Ecumênica, cuja fonte principal é a Laudato Sí. “Cuidar da vida nos faz preocupados com essa situação que o mundo está vivendo. Na Laudato Sí papa Francisco nos diz que nada no mundo nos é indiferente. Ver a nossa vida, a ecologia e o meio ambiente de forma interligada é estar cuidando da Casa Comum”.

0-0-0-0-dom-esmeraldo-coletiva
O bispo convidou todos a participarem da Campanha Missionária, sem desanimar. “Nós não temos forças para mudar o sistema e mudar todos os ambientes, mas nós temos e recebemos a graça para buscarmos um novo estilo de vida, que tenha um olhar para a integração e o caminho da transformação que Deus está nos pedindo. Queremos incentivar a todos, que todas as dioceses, as comunidades, as paróquias, os grupos, pastorais e movimentos, possam entrar de cheio nessa Campanha Missionária que tem esse tema tão importante”.

Os indígenas são exemplo do bom uso dos recursos naturais. O secretário executivo do Cimi explicou que o uso que eles fazem da terra, da água e do ar é um uso de cuidado. Cleber parabenizou a iniciativa das POM por escolher este tema para a Campanha deste ano e destacou também o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), extraído da narrativa da criação no livro do Gênesis. “Nós consideramos como de fundamental importância que a Campanha Missionária 2016 proponha a reflexão, o debate e a oração sobre o tema ‘Cuidar da Casa Comum é nossa missão’, porque tudo é muito bom e tudo é muito bom para todos e todas. Por isso cada um de nós tem a responsabilidade e o compromisso com essa casa de todos”, afirmou o secretário do Cimi.

0-0-0-0-a-a-cm-2016Apresentando os materiais da Campanha: cartaz com o tema e o lema; livrinho da Novena Missionária; DVD com testemunhos missionários; mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões; orações dos fiéis para os quatro domingos de outubro; envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões; seis versões de marcadores de página, padre Maurício destacou a mensagem do papa Francisco para o dia mundial das missões. “O papa chama a atenção sobre a temática do ano da misericórdia, nos convida a olharmos para a missão ad gentes como uma grande obra de misericórdia. Todos somos convidados a sairmos como discípulos missionários”.

O diretor das POM também citou três maneiras de cooperação e envolvimento com o Mês Missionário, celebrado em outubro. “Primeiro, podemos colaborar por uma comunhão espiritual, através da oração, do sacrifício, do testemunho de vida. Segundo, por uma comunhão dos bens materiais. Nos dias 22 e 23 de outubro, todas as comunidades realizam a Coleta do Dia Mundial das Missões por meio do envelope e essa é uma maneira concreta de ajudar a animação missionária. E uma terceira maneira de contribuir é se colocando à disposição para servir na missão ad gentes”.

As POM já enviaram todos os subsídios às 276 dioceses e prelazias do Brasil para serem distribuídos entre as paróquias e comunidades. Os materiais também podem ser baixados e multiplicados livremente por meio do site www.pom.org.br.

Por Andréa Bonatelli

Fonte: pom.org.br