Presidente da CNBB, cardeal Sergio da Rocha, acolhe os 12 novos prelados do episcopado brasileiro

Os doze novos bispos, que estão na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na capital federal, participando do 29º Encontro para Novos Bispos, de 6 a 10 de agosto, foram acolhidos na noite da segunda-feira, 6/8, pelo presidente da entidade, o cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF).

O presidente da CNBB, em sua acolhida aos novos membros do episcopado brasileiro, ressaltou a importância da unidade e da participação de todos para exercer bem seu ministério episcopal. “É muito importante para o Bispo caminhar unido aos outros bispos, participando da Conferência Episcopal, e estar próximo do seu clero e do seu povo, visitando as suas comunidades”, disse.

O cardeal também ressaltou, em sua fala, à luz do Direito Canônico, a importância da visita pastoral dos bispos às suas comunidades e paróquias como presença animadora do caráter pastoral e como estímulo à uma Igreja de Comunhão e Partilha. O prelado defende que a presença dos pastores junto ao seu povo é um grande estímulo à vida comunitária e à renovação missionária, necessária como vem insistindo o papa Francisco em seu magistério ao pedir uma “Igreja em Saída”.

Dom Sergio apresentou a experiência da modalidade de visita denominada “Visita Pastoral Missionária” realizada em Brasília e em outras dioceses do Brasil aos novos bispos. “Esta experiência registra muitos frutos pastorais. Trata-se de uma Visita Pastoral realizada simultaneamente com visitas missionárias contando com leigos e leigas e envolvendo diversas paróquias e padres de um mesmo setor”, partilhou.

Em pauta – Os doze novos Bispos recém-nomeados bispos pelo papa Francisco ficam em Brasília até a próxima sexta-feira, 10/8, no encontro promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, cujo presidente é o arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler.

Os novos membros do episcopado da Igreja no Brasil foram nomeados desde agosto do ano passado. Durante a semana os novos bispos estão tendo contato com temas pertinentes ao ministério episcopal como, por exemplo, a liturgia no mistério, o Direito Canônico e a partilha que deve existir entre as dioceses, entre outros.

Na agenda, além das palestras, os recém-nomeados vão conhecer o Centro Cultural Missionário (CCM), as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e também o Congresso Nacional. Além uma visita à Nunciatura Apostólica, onde os novos bispos vão encontrar com o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello.

Pascom – Diocese de Barreiras / Informações CNBB