Santuário de Aparecida (SP) recebe Romaria do Ano do Laicato

O Santuário Nacional de Aparecida (SP), recebe neste domingo (25) leigos e leigas de todo o país que participam da romaria que marca a culminância do Ano do Laicato, que teve início em 26 de novembro de 2017, data de celebração de Cristo Rei do Universo.

A Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) estão à frente do encontro que tem como ponto central a missa solene no Altar Central da Basílica, às 7h30.

O bispo de Caçador e presidente da Comissão para o Laicato da CNBB, dom Severino Clasem, diz que todos os cristãos leigos e leigas que puderem participar dessa romaria serão bem-vindos.

“Com a culminância do Ano do Laicato em Aparecida neste domingo nós damos, a partir dessa data, projeção ao novo ano para colocarmos em prática tudo que nós vivenciamos nesse ano dedicado aos leigos e leigas.

A romaria vai contar com a presença do arcebispo de Brasília (DF) e presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha. Segundo o portal A12, antes do início da Missa, participantes das comissões que promovem o Ano do Laicato vão ingressar na Basílica com as placas dos organismos correspondentes.

Ainda segundo o portal, na procissão de entrada, dez casais leigos vão ingressar junto à Imagem de Nossa Senhora Aparecida rumo ao Altar Central. Junto deles também estarão representantes de diversas regiões do Brasil, utilizando seus trajes típicos.

Também integra a programação que celebra a culminância do Ano do Laicato, a 9ª Assembleia dos Organismos do Povo de Deus, que termina neste sábado (24). O evento que teve como tema: “A Sinodalidade da Igreja e o protagonismo dos cristãos leigos e leigas” conta com a participação da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), Comissão Nacional dos Diáconos (CND), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS), a CNLB e a CNBB.

Após a missa, os cantores católicos Zé Vicente e Antônio Cardoso vão se apresenta na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, localizada no Pátio das Palmeiras do Santuário Nacional.

Foto de capa: Thiago Leon
Voltar