24 de março – Missa dos Santos Óleos

Abençoar os Santos Óleos usados no ano inteiro nas paróquias da cidade é uma das cerimônias litúrgicas da Semana Santa. Ela conta com a presença do bispo e sacerdotes de toda a Diocese. É um momento de reafirmar o nosso compromisso de servir a Jesus Cristo.

Na Diocese de Barreiras, os óleos serão abençoados no dia 24 de março, às 09h, na Catedral Diocesana São João Batista, no centro de Barreiras.

Os óleos abençoados nesta celebração são:

ÓLEO DO CRISMA: uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no Sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no Sacramento da Ordem, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos Sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

ÓLEO DOS ENFERMOS: é usado no Sacramento da Unção dos Enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. A cor que representa esse óleo é o roxo.

ÓLEO DOS CATECÚMENOS: catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. A cor que representa esse óleo é o verde.

Fonte: saopio.wordpress.com