A Diocese de Barreiras celebrou a Ordenação Presbiteral do Pe. Robervalto Soares

01Fotos: PASCOM

No último sábado, 06 de maio, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Tabocas do Brejo Velho-Ba, foi realizada a Solene Celebração Eucarística, na qual, pela Oração Consagratória e imposição das mãos de Dom Josafá Menezes, Bispo da Diocese de Barreiras, o Diácono Robervalto Soares de Souza foi ordenado Presbítero para o serviço da igreja.

02Fotos: PASCOM

O Rito de Ordenação Presbiteral foi realizado logo após a Liturgia da Palavra. O Diácono Robervalto colocou-se diante do Bispo para ser interrogado. Dando sequência, o Bispo Dom Josafá prosseguiu com a homilia.

03Fotos: PASCOM

Após a homilia, o Diácono Robervalto foi interrogado pelo bispo aceitando publicamente seu propósito prometendo respeito e obediência ao Bispo Diocesano. Em seguida, cantou-se a ladainha de todos os santos e o Bispo e todos os presbíteros presentes fizeram a imposição das mãos sobre o Diácono. Após a oração consagratória, o Padre Robervalto foi revestido com a estola sacerdotal e a casula. De joelhos, as palmas de suas mãos foram ungidas pelo Bispo com o Óleo do Santo Crisma e amarradas; logo após sendo desamarradas pelo seu pai. Em seguida, o Bispo entregou ao ordenado a patena com o pão e o cálice dizendo: “Recebe a oferenda do povo para apresentá-la a Deus. Toma consciência do que vais fazer e põe em prática o que vais celebrar, conformando tua vida ao mistério da cruz do Senhor”.

04Fotos: PASCOM

Por fim, o Padre Robervalto foi acolhido pelo Bispo e pelos presbíteros com um abraço.

05Fotos: PASCOM

Deu-se continuidade a liturgia eucarística, onde o Padre Robervalto exerceu, pela primeira vez, o seu ministério, concelebrando com o Bispo e os outros membros do presbitério.

06Fotos: PASCOM

No final da missa, Pe. Verneson, Chanceler da Cúria Diocesana, leu a ata da cerimonia de ordenação e o Pe. Robervalto agradeceu a todos os que colaboraram e acompanharam a sua formação e a todos que estavam ali presentes.

07Fotos: PASCOM

Após a missa teve uma pequena recepção no salão da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em comemoração à ordenação.

08Fotos: Santa Clara Produções

No dia 07 de maio, o Pe. Robervalto celebrou suas primeiras missas na Igreja Nossa Senhora da Conceição em Tabocas do Brejo Velho-Ba e na sua Comunidade de origem – Bonito.

capaFoto: Santa Clara Produção