Cerca de 6.000 fiéis participaram da 40 ° Romaria da terra e da àguas

Aconteceu neste fim de Semana a 40ª Romaria da terra e das águas no Santuário do Bom Jesus onde se reuniram milhares de fiéis que juntos clamaram ao Bom Jesus pedindo dias melhores e proteção contra a  violência que já pôs fim a vida de centenas de trabalhadores que lutaram pelo direito de acesso a terra para plantar e colher em seu pedacinho de chão.
Tema: Com o Bom Jesus reconstruir a esperança a partir dos pobres
Lema: “Quarenta anos guiei vocês no deserto para que tomassem posse da terra (Cfr. Amós 2,10) ”

cerca de 6.000 romeiros e romeiras,  das demais diversas  comunidades eclesiais, organizações sociais e movimentos populares de dioceses do Centro-Oeste, Centro-Norte, Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia e de outros estados estiveram presentes nos três dias de romaria. A inspiração da romaria da terra, uma das primeiras do Brasil, senão a primeira, foi uma peregrinação feita de caminhão e a pé, quando 120 camponeses da Diocese de Ruy Barbosa fizeram, em 1977, ao Santuário do Bom Jesus, como último apelo, confiante em Deus, depois de esgotados todos os recursos disponíveis para defender suas posses de terra sob pressão de grileiros, com omissão e mesmo conivência do Estado.