COMISSÃO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO REALIZA DEBATE NA CDL

Na mesa redonda que aconteceu no dia 30 de novembro, às 19h00 na CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras, promovida pela Comissão de Prevenção ao Suicídio de Barreiras, foi apresentado as ações socioeducativas, palestras, blitz, reuniões semanais para discussão da temática do suicídio que, infelizmente, ainda enfrenta estigmas preconceituosos,favorecendo assim o silêncio social .

A quebra dos paradigmas acerca do suicídio inicia-se quando a sociedade civil e organizada, através da informação e conhecimento, desmistifica os rótulos e” mentiras” sobre o suicida.

A ação suicida, na verdade, é a ponta do iceberg, suas causas são diversas assim como suas características ficam camufladas na “preguiça”, desinteresse , acomodação entre outros.

Nessa mesa redonda pode – se discutir com as instituições, sindicatos, associações, escolas federais, estaduais e particulares, sendo eles: Escola Monteiro Lobato, UFOB,UNEB, IFBA, POLÍCIA CIVIL -DEAM, Presidente da Associação dos Comerciários, Presidente da Assembleia de Deus, Diocese de Barreiras, ACS, COOPEB, Escola São José, Associação de Bombeiros Civis, HMED, Hospital do Oeste entre outros, a alta incidência de casos de suicídio como também a indispensabilidade de um atendimento multiprofissional a pessoa que tentou o suicídio, seus familiares. Contudo, para a efetivação desse trabalho é preciso instituir um sistema de saúde notifique os casos de tentativa e de suicídio, possibilitando assim uma intervenção adequada.

Para a oferta de um atendimento multiprofissional específico a este público, a Comissão de Prevenção ao Suicídio elaborou o projeto NAVV- Núcleo de Acolhimento e Valorização da Vida em Barreiras com um olhar voltado á Prevenção do Suicídio, por meio de ações socioeducativas e atendimentos efetivos e contínuos após a tentativa de suicidar- se.

Fonte: Comissão de Prevenção ao Suicídio de Barreiras
Voltar