Diocese de Barreiras celebra rito de instituição do Ministério do Leitorato à seminarista

Na noite dessa sexta-feira, 05 de janeiro, o seminarista William Francisco Souza, foi instituído no Ministério do Leitorato realizado na Catedral São João Batista – Barreiras. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Josafá Menezes, e concelebrada pelos padres Daniel Luiz, Mário Correia e Verneson Francisco. Os diáconos Divanilson Da Mata, Noé Rodrigues e o diácono transitório Domingos Rodrigues estiveram presentes e deram assistência a celebração.

Os seminaristas de nossa diocese se reuniram durante três dias com os padres e o bispo, e para finalizar esse encontro, todos se reuniram para celebrar o leitorato do seminarista William. Durante o rito do Ministério do Leitorato, William foi apresentando e logo após o Bispo Dom Josafá fez o discurso da homilia. Em seguida, deu-se continuidade ao rito.

Segundo a tradição da Igreja, a partir desta cerimônia o seminarista está apto para a leitura da Palavra de Deus durante a Liturgia, tornando-se, assim, leitor ou proclamador das Sagradas Escrituras. O leitorato é um ministério de serviço concedido pelo bispo diocesano, e desenvolvido por membros (leigos ou não) da comunidade de fiéis, devidamente preparados e escolhidos para uma participação mais atuante nas celebrações litúrgicas através da leitura bíblica.

Ao fim da Missa, foram apresentados dois seminaristas, Adailson Ramos e Leomário Oliveira, que ingressam este ano no Seminário Maior São João Maria Vianney – Goiânia-GO. Foram apresentados também os seminaristas Gilton dos Santos, José Ricardo, Raffael Victor, Rárison Milhomens, Uoxiton Carvalho e William Francisco, que já estão no Seminário Maior. Na oportunidade foram apresentados os jovens: Jeferson Santos, natural de Brasília e residente em Wanderley; Henrique Santos, natural de Baianópolis e Wesllen da Cruz, natural de Cristópolis que entram no Centro Vocacional Pe. Armindo – Propedêutico São João Paulo II – Barreiras – BA esse ano.

Hoje, em nossa diocese, temos 08 seminaristas que receberam o chamado de amor de Deus, e que respondem a Ele com amor e liberdade. Rezemos pelos seminaristas e pelas vocações.