Diocese de Barreiras realiza lançamento da Campanha da Fraternidade 2018

Com o tema: “Fraternidade e Superação da Violência” e lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8) a Campanha da Fraternidade 2018 tem o objetivo de construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da palavra de Deus como caminho de superação da violência.

A campanha foi lançada nacionalmente em solenidade na sede da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, na quarta-feira de cinzas (14). Na Diocese de Barreiras, a campanha foi lançada na última sexta-feira (24), no auditório do Memorial Dom Ricardo – Vila Dulce, Barreiras-BA.

Durante a Quaresma realizamos a Campanha da Fraternidade que, ao longo dos anos, tem refletido sobre a vida em todas as suas dimensões e levantado questões que necessitam de maior discernimento. Os temas da CF sempre tocam em assuntos sociais, convidando todos os cristãos e a sociedade em geral para uma séria reflexão sobre o tema e um empenho maior em favor da solidariedade e de realidades mais justas e fraternas ao propor que haja conversão pessoal e social para enfrentar os desafios sociais, econômicos, culturais e até mesmo religiosos. A partir de cada CF, os católicos e pessoas de boa vontade são convidados a refletir e agir para transformar a sociedade.

A abertura da campanha na Diocese de Barreiras contou com a presença do Bispo Dom Josafá Menezes, padres, diáconos, religiosas, leigos e de algumas autoridades: Karlúcia Macedo – Vice Prefeita de Barreiras; Paulo Baqueiro – Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Barreiras; Ten. Tourinho – 4º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção); Sub Tenente Albertino – 10º BEIC (Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação); Profª. Dicíola Figueiredo Baqueiro – Diretora do IFBA (Instituto Federal da Bahia); Profª Neuraci Rosalina da Silva – representante da Secretária Municipal de Educação; Prof. Bruno Tamancoldi – Teólogo – Universidade Católica de Petrópolis – RJ. Além da explanação e apresentação da temática da campanha houve uma apresentação cultural com o grupo Recicla Banda.