Dom Josafá fala sobre os jovens da Diocese de Barreiras, visita Paróquia e o Convento das Irmãs Beneditinas na Áustria

Dom Josafá teve um final de semana cheio em sua viagem pela Áustria, país de origem e onde está enterrado, Dom Ricardo Webeberger, primeiro bispo da Diocese de Barreiras.

No sábado, 07 de outubro, Festa de Nossa Senhora do Rosário, Dom Josafá participou do “Treffpunkt Beneditine”, isto é, “Ponto de Encontro”, movimento de juventude que completa 10 anos, nascido entre os jovens que frequentam o Mosteiro de Kremsmunster, depois de uma peregrinação para Medjogore.

O evento teve vários momentos: oração no jardim, pregação e apresentação de teatro no auditório, meditação na capela, missa na Igreja do Mosteiro e “Agape” na Casa de Chá. Participaram o Bispo Luterano, Dom Manfred, Bispo de Lins, Dom Stevam, Bispo Auxiliar de Viena, o Abade, Ambrósio e vários membros da comunidade de Kremsnunster. A Missa foi animada pelos jovens. No evento teve um momento de apresentação do “Breviário para os jovens” – “Oremus” – um livro de oração para os jovens.

Dom Josafá apresentou sobre o trabalho da Juventude em Barreiras. O Bispo Auxiliar de Viena, do futuro da Igreja Católica na Áustria, missão e espiritualidade beneditina e Dom Manfred, Bispo de Linz, presidiu a missa. O Bispo Luterano meditou sobre a cruz e fez a pregação da missa.

No domingo, 08 de outubro, Dom Josafá visitou em Adlwang, uma paróquia dedicada a Nossa Senhora das Dores, assistida pelos monges de Kremsmunster, uma das mais solidárias com a Diocese de Barreiras.

Era “Goldene Samstagnächete” – “domingo de ouro”, o segundo de três finais de semana de romaria, feira e festa no município. Dom Josafá concelebrou com o Padre Andreas, diretor da Rádio Maria da Áustria, e no final da missa, fez o agradecimento. Fez o mês da missa das 10h30. A Missa foi animada por coral solene e grupo de música tradicional. Muita gente nas missas, inclusive crianças e jovens. Algumas pessoas com roupas típicas, lembrando um pouco a Baviera.

Terminada a celebração, depois de se despedir das pessoas, o Bispo foi à Steinerchirche para almoçar com as irmãs. No caminho, as irmãs Flávia e Gottlieba deram um show de história de Barreiras dos primeiros anos da missão de Kremsmunster e Steinerkirche.