Encontro Regional da Pascom promove integração e troca de experiências

Visando aprofundar a formação e ampliar a troca de experiências, a Pastoral da Comunicação (PASCOM) do Regional Nordeste 3 da CNBB se  reuniu entre os dias 19 e 21 de maio no 5º Encontro Regional com os coordenadores das Dioceses da Bahia e Sergipe.

O Encontro foi assessorado pela coordenadora da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Natal (RN), Cacilda Medeiros, que tratou das formas possíveis de articular a Pascom nas paróquias, Dioceses e também a nível Regional. Segundo Cacilda, “a Pascom tem ações específicas ligadas a outras pastorais. Estamos a serviço dos outros, evangelizando e construindo comunhão”.

01

A formação aconteceu no Instituto Frei Ludovico. Participaram 18 membros novos e antigos da Pascom de 12 Dioceses do nosso Regional. Entre eles, 4 sacerdotes que assessoram ou coordenam a comunicação em Igrejas Particulares.

Na abertura, o bispo de Barreiras e referencial para a Pastoral da Comunicação no NE3, Dom Josafá, que também participou do encontro, refletiu conosco sobre a 51ª Mensagem para o Dia Mundial para as Comunicações, escrita pelo papa Francisco este ano (clique aqui). Dom Jasafá explicou que Francisco convida, sobretudo aos profissionais que trabalham com os meios de comunicação, a selecionarem bem os fatos que são abordados em seus veículos “decidir se quer moer em sua azenha trigo ou joio”; bem como a perspectiva com a qual esses acontecimento são abordados “os óculos adequados para decifrar a realidade só podem ser os da boa notícia”.

02

As atividades foram encerradas com uma palestra da advogada Taciane Barros sobre legislação e mídia, destacando os crimes que são cometidos na internet. O objetivo foi tomar conhecimento e tirar dúvidas sobre os crimes que podem ser cometidos contra a honra (calunia, difamação e injúria), bem como a responsabilidade civil no âmbito das redes sociais, muitas vezes ignorada por quem utilizar a internet, mesmo para evangelizar.

O encontro terminou com a meta de iniciar o planejamento de um mutirão de comunicação envolvendo todos os agentes da Pascom do Regional Nordeste 3. Além disso, o desejo é que a partir de agora possam ser fortalecidas as sub-regiões pastorais para que, integrados e bem formados, possamos realizar ainda melhor a importante missão da Pastoral da Comunicação em nossas comunidades.

Fotos: Erivaldo Bomfim
Fonte: CNBB Nordeste 3