Fé e tradição reúnem fiéis na Solenidade de Pentecostes

01Paróquia São José – Vila Brasil, Barreiras-BA
02Paróquia São José – Vila Brasil, Barreiras-BA

Cinquenta dias após a Páscoa é comemorado o dia de Pentecostes, solenidade marcante para toda a Igreja. É nela que tem início a ação evangelizadora na qual todas as nações e línguas tem acesso ao Evangelho e à salvação mediante o poder do Espírito Santo de Deus.

03Catedral São João Batista – Barreiras-BA
04Catedral São João Batista – Barreiras-BA

No último domingo (04), foi encerrada a tradicional Festa do Divino Espírito Santo organizada pelas paróquias da diocese. Na paróquia São Sebastião – Barreirinhas, a Missa foi presidida pelo Pe. Iolando Alcântara; na São José – Vila Brasil, pelo Pe. Gleicimar de Jesus; na Santa Rita de Cássia – Santa Rita, pelo Bispo Dom Josafá Menezes e pelo Pe. Jaivalton Moreira; na Catedral São João Batista – Barreiras, pelo Pe. Verneson Francisco.

Antes da Missa, os fiéis saíram em procissão pelas ruas com o cortejo do Divino Espírito Santo. Os imperadores, os capitães do mastro, os alferes da bandeira, os caudatários e os outros personagens da festa chamavam atenção por onde passavam.

05Paróquia Santa Rita de Cássia – Santa Rita de Cássia-BA
06Paróquia Santa Rita de Cássia – Santa Rita de Cássia-BA

Nas homilias, os padres falaram sobre o dia de Pentecostes.  Esse dia recorda a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas após a Páscoa. Nas homilias, os Padres também falaram sobre o festejo e a devoção ao Divino Espírito Santo.

No fim das Missas, foram feitos os sorteios dos novos impérios, que vão ser responsáveis pelo o festejo em 2018. Na Paróquia São José – Vila Brasil o sorteio ficou para o próximo domingo (11), às 08h00, com a missa da derrubada do mastro.

07 Paróquia São Sebastião – Barreirinhas, Barreiras-BA

08

Após as Missas, os fiéis participaram do almoço comunitário que é servido gratuitamente para a população. Os alimentos haviam sido arrecadados por meio de doações.

“Espírito, Espírito… Que desce como fogo, vem como em Pentecostes e enche-me de novo!”