Leigos se reúnem em Encontro Diocesano para Leigos e Leigas

No último sábado, 13 de janeiro, foi realizado o Encontro Diocesano de Leigos e Leigas da Diocese de Barreiras. O encontro contou com a participação de 30 leigos que vieram representando suas Paróquias e Vicariatos. Além dos Leigos participaram o Diácono Transitório Domingos Rodrigues e o Seminarista Rárison Milhomens.

O encontro foi coordenado por Divina Faria, Ivan Silva e Roseclésia Brandão no qual foi abordado um resumo sobre o Documento 105 e discutiu sobre o Plano de Ação para o Ano do Laicato.

O Bispo Diocesano, Dom Josafá Menezes, esteve presente no encontro e encaminhou algumas atividades para a abertura do Ano do Laicato na Diocese de Barreiras.

Oração do Ano do Laicato

Ó Trindade Santa, / Amor pleno e eterno, / que estabelecestes a Igreja como vossa ‘imagem terrena’:Nós vos agradecemos / pelos dons, carismas, / vocações, ministérios e serviços / que todos os membros do vosso povo realizam / como “Igreja em saída”, / para o bem comum, / a missão evangelizadora / e a transformação social, / no caminho vosso Reino.
Nós vos louvamos / pela presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil / sujeitos eclesiais, testemunhas de fé, / santidade e ação transformadora.
Nós vos pedimos, que os batizados / atuem como sal da terra e luz do mundo: / na família, no trabalho, / na política,e na economia, / nas ciências e nas artes, / na educação, na cultura e nos meios de comunicação; / na cidade, no campo e em todo o planeta, / nossa “casa comum”.
Nós vos rogamos que todos contribuam / para que os cristãos leigos e leigas / compreendam sua vocação e identidade, / espiritualidade e missão, / e atuem de forma organizada na Igreja e na sociedade / à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres.
Isto vos suplicamos / pela intercessão da Sagrada Família, / Jesus, Maria e José, / modelos para todos os cristão.

Amém!

Por Roseclésia Brandão