Pastoral Vocacional realizou o IV Despertar Vocacional Diocesano

A Pastoral Vocacional da Diocese de Barreiras realizou no último final de semana, 10 e 11 de março, na Casa de Retiro São Bento, o IV Despertar Vocacional.  O encontro contou com a presença e colaboração do Pe. Daniel Luiz, Pe. Leandro Oliveira, Ir. Francisca Fröhlich, dos propedeutas Henrique Santos, Jeferson Santos e Wesllen da Cruz e da equipe da Pastoral Vocacional Diocesana. O Bispo Diocesano, Dom Josafá Menezes, também esteve presente.

O encontro teve início com uma apresentação sobre a Pastoral Vocacional. Em seguida, foi realizada uma pregação sobre o seguinte tema: “Quem eu sou, de onde vim e para onde vou?” ministrada por Tharles Nascimento, membro da Pastoral Vocacional. Após a pregação, foi realizado um momento de trabalho em equipe no qual os jovens fizeram a leitura de um texto bíblico.

No final do dia, houve um momento Mariano onde foi rezado o oficio. A noite, os jovens participaram de um jantar temático com lual. A noite foi encerrada com Adoração ao Santíssimo Sacramento e vigília.

No dia seguinte os jovens fizeram a oração do Lectio Divina (leitura orante da Bíblia) e o Pe. Daniel deu a bênção do Santíssimo. Após o café, foi realizado um Workshop das Vocações explicado como funciona cada vocação, além de ser um momento no qual os jovens puderam entender melhor sobre as vocações e tirar dúvidas sobre as mesmas. No momento das especificas, as moças se reuniram com a Ir. Francisca para conversarem e entenderem melhor a vocação religiosa e os rapazes com o Pe. Daniel para entenderem melhor a vocação sacerdotal.

O encontro foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Josafá Menezes.

Participaram desse encontro 15 jovens, entre rapazes e moças, das seguintes cidades: Barreiras, Cristópolis, Riachão das Neves, Mansidão e Formosa do Rio Preto.

Para os jovens que sentiram necessidade de um maior aprofundamento sobre a vocação e não sanaram todas as dúvidas, a Pastoral Vocacional realizará alguns encontros para que eles descubram a verdadeira vocação. Esses encontros iram acontecer nas seguintes datas: 14 e 15 de junho, 08 e 09 de setembro, 13 e 14 de outubro.

“Toda vocação vem de Deus, e toda a resposta só vem do amor.
Toda a missão é um jeito que Deus encontrou pra fazer a resposta
valer este amor.”