Religiosidade e tradição marcam a festa do Divino Espírito Santo na Diocese de Barreiras

Divino São Sebastião

Neste domingo (15), dia de Pentecostes, foi encerrada a tradicional Festa do Divino Espírito Santo organizada pelas paróquias São Sebastião e São José e pela Catedral São João Batista, da Diocese de Barreiras.

O Bispo Diocesano, Dom Josafá Menezes, celebrou a Missa de Pentecostes na cidade de Santa Rita de Cássia. Na Catedral São João Batista, a Missa foi presidida pelo Padre Verneson; na Igreja São Sebastião, pelo Padre Iolando e na Igreja São José pelo padre Gleicimar.

Divino-Igreja São José

Antes da Missa, os fiéis saíram em procissão com o cortejo do Divino Espírito Santo pelas ruas de Barreiras. Os imperadores, os capitães do mastro, os alferes da bandeira, os caudatários e os outros personagens da festa chamavam atenção por onde passavam.

Nas homilias, os padres falaram sobre o dia de Pentecostes.  Esse dia recorda a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas depois da Páscoa. Nas homilias, os Padres também falaram sobre o festejo e a devoção ao Divino Espírito Santo.

No fim das Missas, foram feitos os sorteios dos novos impérios, que vão ser responsáveis pelo o festejo de 2017.

Após as Missas, os fiéis participaram do almoço comunitário que é servido gratuitamente para a população. Os alimentos haviam sido arrecadados por meio de doações.