ROTEIRO DA 7ª ROMARIA AO CANTINHO DO SENHOR DOS AFLITOS

ROTEIRO

7ª ROMARIA AO CANTINHO DO SENHOR DOS AFLITOS

“Com Maria, Mãe de Jesus e nossa mãe!”.

02.07.2017

00h00 – SAÍDA DA IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA

Motivação:

Neste gesto sacrifical queremos experimentar a presença de Maria. Recordando os seus gestos e escutando as suas palavras, certamente, nos aproximamos muito de Jesus, o Senhor dos Aflitos. Mais uma vez contemplaremos a sua bondade, agradecemos a sua solidariedade com os grandes sofredores da humanidade. Jesus Cristo, sendo Filho de Deus, assumiu a condição de escravo, fazendo-se semelhante aos homens, assumindo a condição de escravo, para ficar mais perto de nossas aflições! Por isso, cantaremos durante o dia de hoje várias vezes: “Senhor dos Aflitos é o Senhor de muita luz! Favoreça o povo todo, ó meu Senhor dos Aflitos!”

“O Evangelho diz-nos que Maria partiu apressada, com passo lento, mas constante, passos que sabem aonde vão; passos que não correm para chegar rapidamente nem vão demasiado lento como se nunca quisessem chegar. Nem agitada nem dormente, Maria vai com pressa fazer companhia a sua prima que ficou grávida em idade avançada. Maria, a primeira discípula, visitada saiu para visitar” (Papa Francisco).

Durante o percurso, vários momentos de devoção mariana (ladainhas, Rosário, Ofício e outras orações) e vamos ler trechos da Carta Encíclica do Papa São João Paulo II, Mãe do Redentor.

Bênção para caminhada – Dom Josafá M. da Silva

00h20 – Saída da Romaria em direção à Ponte Ciro Pedrosa

00h30 – Parada sobre a Ponte Ciro Pedrosa

“Onde há um muro, há o fechamento do coração. Servem pontes, não muros! (Francisco, Ângelus, 09 de novembro de 2014). Orações por uma cultura do encontro, capaz de fazer cair todos os muros que ainda dividem o mundo, e nunca mais aconteça que pessoas inocentes sejam perseguidas e até assassinadas por causa do seu credo ou religião.

00h45 – Barreirinhas até a Rua das Turbinas

Cantos e Orações

1h00 – Hospital do Oeste

Oração pelos Doentes, médicos, enfermeiros, técnicos, acompanhantes, parentes e amigos dos que estão hospitalizados.

Homenagem à Nossa Senhora Saúde dos Enfermos

1h30 – Percurso da Vila Amorim pelo Anel Viário

Oração pelos viajantes, motoristas, transportadores, etc. Oração pelos motoristas, passageiros e viajantes.

Homenagem à Nossa Senhora do Caminho.

No percurso, Oração do Rosário de Nossa Senhora e cânticos.

2h30 – Início da Estrada Vicinal para o Cantinho

Bendito ao Senhor dos Aflitos (Manual do Peregrino, p. 38).

2h45 – Conjunto Penal de Barreiras

Homenagem a Nossa Senhora, mãe dos prisioneiros.

Oração pelos Detentos

3h00 – Percurso entre Conjunto Penal de Barreiras até Barroca

Oração pelas populações da zona Rural – A Via Sacra

4h00 – Da entrada de Barroca até Sucuriú – Oração pelos produtores, criadores, trabalhadores e moradores do campo (Livro de Bênçãos). Oração do Terço.

5h00 – Entrada no Povoado do Cantinho

Oração pelos moradores, pelos barraqueiros e pelos que participam da festa.

5h15 – Igreja do Cantinho do Senhor dos Aflitos

Ladainha do Senhor dos Aflitos (Manual do Peregrino, p. 35)

5h30 – Celebração Eucarística