Dom Josafá celebra Missa de Crisma na Comunidade do Val da Boa Esperança

No último domingo, 03 de setembro, Dom Josafá Menezes, Bispo Diocesano, realizou Missa de Crisma na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, Val da Boa Esperança – Paróquia Santa Rafaela Maria.

A Crisma, ou Confirmação, é o Sacramento pelo qual o batizado é fortalecido com o dom do Espírito Santo, para que, por palavras e obras, seja testemunha de Cristo propagando e defendendo a fé.

Na Missa de Crisma, Dom Josafá fez a imposição das mãos na cabeça de cada crismando, ungiu-os com o Óleo do Crisma e disse-lhes: “Recebe por este sinal o Espírito Santo, Dom de DEUS. ”, e cada crismando respondeu: “Amém”. E é através dessa unção, dessa confirmação que o crismando obtém a força para testemunhar o amor e o poder do Senhor com palavras e atos, sendo assim membro legitimo e responsável da Igreja Católica.

Foram crismados 13 jovens, que receberam os 7 Dons do Espírito Santo:  a Sabedoria, o Entendimento, o Conselho, a Ciência, a Fortaleza, a Piedade e o Temor de Deus. Esses Dons conduz o fiel católico ao caminho da perfeição cristã. A Crisma é a confirmação do Batismo.

Ao fim da Missa, os crismados receberam um certificado e tiraram fotos com o Bispo.

O Sacramento da Crisma, dá aos fiéis de Cristo mais recursos para enfrentar o inimigo. Santo Tomás afirma que “O combate espiritual contra os inimigos invisíveis cabe a todos. Mas a luta contra os inimigos visíveis, isto é, contra os perseguidores da fé, pela confissão do nome de Cristo, é própria dos confirmados que já chegaram espiritualmente à idade viril.”

São três os efeitos do Sacramento da Crisma:

• o aumento da graça santificante;
  • a graça sacramental específica, cujo efeito próprio são os 7 dons;
  • o aprofundamento do caráter (marca) na alma, que identifica o soldado de Cristo no combate contra o mal.