Dom Josafá realiza Missas de Crisma em paróquias de Luís Eduardo Magalhães

Paróquia São Francisco de Assis – LEM

No último domingo, 12 de novembro, Dom Josafá Menezes, Bispo Diocesano, realizou Missa de Crisma nas paróquias São José e São Francisco de Assis na cidade de Luís Eduardo Magalhães.

Paróquia São José – LEM

A Crisma, ou Confirmação, é o Sacramento pelo qual o batizado é fortalecido com o dom do Espírito Santo, para que, por palavras e obras, seja testemunha de Cristo propagando e defendendo a fé.

Paróquia São José – LEM

Na Missa de Crisma, Dom Josafá fez a imposição das mãos na cabeça de cada crismando, ungiu-os com o Óleo do Crisma e disse-lhes: “Recebe por este sinal o Espírito Santo, Dom de DEUS. ”, e cada crismando respondeu: “Amém”. E é através dessa unção, dessa confirmação que o crismando obtém a força para testemunhar o amor e o poder do Senhor com palavras e atos, sendo assim membro legitimo e responsável da Igreja Católica.

Paróquia São José – LEM

Foram crismados 51 jovens e adultos na Paróquia São José e 30 jovens na Paróquia São Francisco de Assis, que receberam os 7 Dons do Espírito Santo:  a Sabedoria, o Entendimento, o Conselho, a Ciência, a Fortaleza, a Piedade e o Temor de Deus. Esses Dons conduz o fiel católico ao caminho da perfeição cristã. A Crisma é a confirmação do Batismo.

Paróquia São Francisco de Assis – LEM

Ao fim da Missa, os crismados receberam um certificado e tiraram fotos com o Bispo.

Paróquia São José – LEM

O Sacramento da Crisma, dá aos fiéis de Cristo mais recursos para enfrentar o inimigo. Santo Tomás afirma que “o combate espiritual contra os inimigos invisíveis cabe a todos. Mas a luta contra os inimigos visíveis, isto é, contra os perseguidores da fé, pela confissão do nome de Cristo, é própria dos confirmados que já chegaram espiritualmente à idade viril.”

São três os efeitos do Sacramento da Crisma:

• O aumento da graça santificante;
  • A graça sacramental específica, cujo efeito próprio são os 7 dons;
  • O aprofundamento do caráter (marca) na alma, que identifica o soldado de Cristo no combate contra o mal.