Festa da Colheita 2016

Post-Festa-da-colheita

Festa da Colheita 2016

A colheita era festejada entre os agricultores de Luís Eduardo Magalhães, já antes da criação do Município em 2000, (quando mudou o nome Mimoso do Oeste para Luis Eduardo Magalhães), antes da criação da paróquia em 1999 e já antes da construção da igreja em 1992.

Os agricultores se juntaram inicialmente na fazenda Odisseia, depois na AMMO (Associação dos Moradores do Mimoso do Oeste), depois na Igreja Nossa Senhora Aparecida. A festa era (ainda é) celebrada no último domingo de maio (depois do término da colheita de soja) com uma missa (até 1998 veio um padre de Barreiras) e um churrasco. Em 2004 foi concluída a construção da Gruta de Nossa Senhora e o Centro de eventos ao lado. Desde então celebra-se duas grandes festas com missa, churrasco e bingo: a da colheita em maio e a da padroeira em 12 de outubro.

Hoje tem também a colheita do algodão (julho/agosto), para a qual não tem uma festa própria. Os últimos anos não deram boas colheitas. Mas este ano foi o pior. A chuva demorou a chegar, só a partir de Natal, e depois choveu muito durante o mês de janeiro criando a expectativa de uma safra recorde. Mas em fevereiro a chuva parou, e em março também só chuviscou e as plantas não deram muitos grãos. Portanto, será um ano difícil para toda economia da cidade e região.

Este ano a festa da colheita será celebrada no dia 29 de maio, a partir das 9:00hs no centro de eventos Nossa Senhora Aparecida (Gruta).

Programação:
– 9:30hs: Missa Solene – Presidida pelo arcebispo de Salvador Dom Murilo Krieger;
– 12:00hs: Almoço (churrasco tradicional);
– 16:00hs: Bingo – Premiação: 1 Carro Zero km, 2 Motos e 2 TV de Led.

Realização: Paróquia Nossa Senhora Aparecida / LEM