O Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Instituiu 45 Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia

2016-04-23-Ministros ordenados

O Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, realizou no último sábado (23), a Instituição de 45 Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia do qual, 22 renovaram o Ministério. Esses Ministros iram atuar em todas as comunidades da Paróquia, sendo essas: Comunidade Santo Antônio, Comunidade Santa Catarina, Comunidade Nossa Senhora de Fátima e também no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
A Missa de Instituição foi celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Josafá Menezes, e concelebrada pelo Padre Cícero Almeida.

A Eucaristia é o centro de toda a vida cristã, com isso pode-se afirmar que a Igreja vive dessa Eucaristia. Neste sentido, o serviço litúrgico dos ministros extraordinários da comunhão deve ser entendido como expressão do cuidado pastoral para promover a devoção ao mistério eucarístico.
Os Ministros precisam ser exemplos de vida cristã na fé e na conduta; precisam se esforçar para crescerem em santidade por meio deste sacramento de união e de amor.

O Ministro da Eucaristia tem várias missões, entre elas estão ministrar a Sagrada Comunhão a si e aos outros fiéis, quando necessário, durante a Santa Missa; levar a Santa Eucaristia aos hospitais, residenciais, asilos, favelas e aonde a caridade cristã exigir a sua presença; expor e repor o Santíssimo Sacramento, nos termos do CAN 943 e zelar pela dignidade do culto eucarístico e de tudo que lhe diz respeito.

Ser ministro da Eucaristia é exercer um sublime oficio na Igreja, portanto sejais fiéis a esse ministério.

Oração do Ministro da Eucaristia

“Senhor: A Igreja me confiou O Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão. Constituiu-me servidor da comunidade, em Assembleia Litúrgica, que compartilha a mesa fraternal da Comunhão, na consolação dos enfermos, anciãos e impedidos para que se fortaleçam com o Pão da Vida. Eu sei, Senhor, que é, em primeiro lugar, um serviço. Porém, intimamente, o descubro como uma honra: Por meu intermédio, e através de minhas mãos, faço possível a comum-união de meus irmãos Contigo, no Sacramento do teu Corpo e do teu Sangue. Por isso, Senhor, consagro-te meus lábios que te anunciam, minhas mãos que te entregam; consagro-te meu ser, meu corpo e meu coração para ser tua testemunha leal. Não quero, Senhor, que minha vida seja um obstáculo entre meus irmãos e teu mistério. Quero ser uma ponte, quero ser como duas mãos estendidas… Peço tua ajuda, de modo que eu seja um cristão de verdade, um cristão ansioso de tua Palavra, uma pessoa de oração e de reflexão, um contemplativo de teus mistérios; um celebrante feliz de teus Sacramentos e um servidor humilde de todos os meus irmãos. Que quando eu disser: “O Corpo de Cristo”, eu desapareça e se veja teu rosto”.
Amém!