Jornada Mundial da Juventude 2016 – JMJ

Da cerimônia presidida pelo Cardeal Stanisław Dziwisz vieram as palavras tão esperadas: “A Jornada Mundial da Juventude, Cracóvia 2016, está aberta!”

Apesar do céu carregado de chuva e os trovões que os cobriam, mais de 200.000 peregrinos encaminharam-se e estabeleceram-se determinados no campo santificado pelo Papa São João Paulo II e abençoada pelo Papa Bento XVI, o Parque Błonia. A alegria generalizada de ali estar naquele momento tornava-os imunes a tudo, a santidade do lugar protegia-os.

A cerimônia de duas horas, celebrada no dia 26 de julho, foi presidida pelo Cardeal Stanisław Dziwisz, Arcebispo de Cracóvia, que começou por saudar os seus queridos amigos, cari amici, dear friends, chers amis, liebe Freunde, mas que a partir de então se dirigiu a todos “no idioma do Evangelho. É uma língua de amor. É uma língua de fraternidade, solidariedade e paz”. Praticou-se este espírito de união quando, para surpresa dos fiéis, depois de se ler também se cantou o Evangelho, um dos vários ritos da Igreja Oriental integradas na cerimônia, e que se repetirá nas próximas duas grandes missas da Jornada.

AberturaJMJ

A todos, o Cardeal falou primeiro sobre o caminho que os juntou ali. “Viemos “de todas as nações que há debaixo do céu” ( Act 2,5), como os peregrinos reunidos em Jerusalém no dia de Pentecostes, mas nós somos mais numerosos do que aqueles de dois mil anos atrás. Porque nós trazemos a riqueza dos séculos de evangelização, que se espalhou pelo mundo inteiro”. Agora, em Cracóvia, Jesus vai “fazer perguntas sobre o nosso amor, como no passado Ele perguntou a Simão Pedro. Não evitem a resposta”, desafiou. Porque tal como o Apóstolo, também peregrinos das Jornadas devem fazer com que “o fogo do amor se possa espalhar pelo mundo inteiro e tire o egoísmo, a violência e a injustiça, que na nossa terra se possa espalhar a cultura do bem, do amor, e da paz”.

É a vivência da fé de todos, que é uma só, que se ouviu em uníssono quando o Cardeal decretou “A Jornada Mundial da Juventude, Cracóvia 2016, está aberta!”. O grito ensurdecedor repetir-se-á até Domingo, e ecoará de então em diante.

Missa de AberturaJMJ

Da janela papal, ele saúda a juventude, em seu primeiro contato com os participantes da JMJ

Seguindo uma tradição em Cracóvia, o Papa Francisco saiu na janela papal, no Palácio Episcopal, para saudar a juventude, na noite desta quarta-feira (27) – repetindo o gesto histórico de São João Paulo II, que costumava acenar para os jovens do mesmo local, quando vinha à cidade. Esta foi a primeira mensagem dirigida presencialmente aos jovens reunidos para a JMJ. Depois de cumprir uma agenda oficial que incluiu uma visita ao Castelo Wawel e encontros com autoridades, o Papa surgiu na janela, exatamente às 21h14, para cumprimentar uma multidão de jovens que o aguardavam, cantando e festejando.

MissaAberturaJMJ

O Papa iniciou sua fala pedindo silêncio em memória ao jovem Maciej Ciesla, que trabalhou na organização desta edição da Jornada e que faleceu em decorrência de um câncer, em julho, aos 22 anos de idade.” Devemos nos habituar a coisas boas e ruins. Assim é a vida. Mas tem uma coisa que não devemos duvidar: a fé deste jovem que tanto trabalhou por esta Jornada”, disse o Papa aos jovens. “Ele agora retornou a Jesus”, afirmou, pedindo aplausos em sua homenagem.

Encorajando os jovens, o Papa pediu para que não tenham medo. “Vocês têm uma joia, que é sua fé cristã”. Antes de encerrar, ele convocou para que cada um, em sua língua, rezasse uma Ave Maria e se despediu dizendo: “Rezem por mim”.

Fonte: Site krakow2016