Vem aí!! 3º Encontro de Corais e encontro com o Santo Padre na Festa de Santa Cecília

A música, enquanto linguagem universal e instrumento privilegiado para a Nova Evangelização, desempenha um papel fundamental na Liturgia e na Catequese. Por esta razão, desejamos repropor a experiência de fé que vivemos, pela primeira vez, em 2014 e, em seguida, no Jubileu dos Coros, o qual reuniu mais de 8.000 participantes na ocasião do Ano Santo da Misericórdia. E, para isto, é nossa alegria comunicar a realização do Terceiro Encontro Internacional de Coros, o qual será realizado na Cidade do Vaticano, de 23 a 25 de novembro de 2018, na Memória Litúrgica de Santa Cecília.

O encontro, que nasce como uma iniciativa do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, em colaboração com a Conferência Episcopal Italiana, o Pontifício Instituto de Música Sacra e outras realidades eclesiais, é destinado aos coros diocesanos e paroquiais, capelas musicais, maestros e diretores de coros, coristas, organistas, sacerdotes e leigos.

O primeiro dia do evento será dedicado a um Congresso formativo sobre o tema da Música na Liturgia como instrumento de evangelização e catequese. Entre os palestrantes confirmados, estão Mons. Massimo Palombella, Diretor da Pontifícia Capela Musical Sistina, Mons. Guido Marini, Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, e Mons. Vincenzo De Gregorio, Presidente do Pontifício Instituto de Música Sacra. Além das falas destes e de outros palestrantes provenientes de diversas partes do mundo, estão previstos testemunhos e atividades práticas que envolverão ativamente todos os participantes.

No segundo dia, o Encontro continuará com mais alguns testemunhos e prosseguirá com a lectio ministrada por S.E. Mons. Rino Fisichella, Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização. O evento culminante desta manhã será a Audiência especial que o Papa Francisco concederá a todos os participantes. Será a primeira vez que o Santo Padre encontrará os Coros para falar-lhes sobre o ministério e o serviço eclesial do cantor e do músico.

Na tarde do sábado, ainda na Sala Paulo VI, é previsto um magnífico Concerto: todos os cantores presentes, unidos ao Coro da Diocese de Roma e a uma Orquestra Sinfônica, entoarão as canções mais significativas da tradição musical sacra e litúrgica, formando um único e grande coro polifônico. O “Concerto dos Coros” será dedicado a Santa Cecília.

Os três dias de evento serão concluídos no domingo com a Santa Missa na Solenidade de Cristo Rei, celebrada na Basílica de São Pedro, presidida por S.E. Mons. Rino Fisichella e animada por todos os coros. Ao final da celebração, será possível participar da oração do Angelus com o Santo Padre na Praça de São Pedro.

Para participar, é necessário inscrever-se através do site (www.imcv2018.org). As inscrições permanecerão abertas até o preenchimento das vagas disponíveis.

_______________________________________________________________
Pascom – Pastoral da Comunicação