PASTORAL DA JUVENTUDE

Pastoral da Juventude é ação organizada dos jovens que são Igreja junto com seus pastores e com toda comunidade. Aprofundam a vivência de sua fé e evangelizam outros jovens com opção evangélica preferencial e consciente pelos jovens das classes populares e pelos jovens marginalizados, em vista da construção de um mundo mais fraterno e justo, a fim de que se transformem em novos homens e novas mulheres, sendo pois, agentes da construção da nova sociedade, guiados pelos critérios evangélicos.

Se diz Pastoral “DA” Juventude e não “DE” Juventude. Se fosse “de” Juventude, seriam os outros: padres, religiosos (as), adultos e leigos, trabalhando para os jovens. Ou seja, não seríamos sujeitos de nossa história. Mas sendo Pastoral “da” Juventude significa dizer que o compromisso primeiro de fazer o que Jesus fez no meio da juventude, é do jovem. “É o jovem evangelizando o próprio jovem!” PASTORAL DA JUVENTUDE é tempo de descoberta pessoal, grupal e da sociedade. O jovem começa a ouvir, ver e sentir toda a realidade que o envolve que faz parte dele. Sente, então, o apelo de Deus e tenta dar uma resposta, percebe que o grupo de jovens tem de avançar. Já não se pode ficar só na reflexão e oração. É necessário partir para a AÇÃO. Fazendo isso, estamos atendendo ao chamado de Deus!!!

Equipe Diocesana

Coordenador: Guilherme Matheus Silva Teixeira