Dom Moacir realiza reunião com a Comissão Diocesana da Pastoral da educação da Diocese de Barreiras

O Bispo Diocesano Dom Moacir Arantes, se reuniu com agentes da Pastoral da Educação, neste domingo, 31 de outubro, no Memorial Dom Ricardo. Após oração e apresentação, Dom Moacir citou os três múnus do Bispo: Santificar, Governar e Ensinar, esclarecendo que o sacerdócio ministerial confere um poder sagrado para o serviço dos fiéis.

Nesse sentido, proferiu que se faz necessária uma conscientização através da educação e do ensinamento, além de enxergar a partir da realidade do outro e cuidar do povo de Barreiras, exercendo a paternidade espiritual concomitantemente com o governo pastoral. Completando sua fala, Dom Moacir fez ainda uma reflexão sobre o lema da Pastoral da Educação: “A Educação é um dos caminhos para sair da ignorância e da pobreza, e acender a luz da esperança para o futuro”, (Dom Ricardo Werberberger), ressaltando que a educação vai muito à frente das questões materiais.

Para tanto, solicitou a contribuição das agentes, esclarecendo que a missão da Pastoral da Educação não é territorial, é mais o ambiente que o lugar, tornando-se, portanto, muito mais ampla. Assim, a Pastoral da Educação recebeu nova configuração e passa a ser de fato diocesana, a exercer assim, suas ações em nível diocesano.

Algumas ações foram encaminhadas: Comissão Diocesana da Pastoral da Educação, para ajudar a pensar o projeto para a Diocese; formação de núcleos nos Vicariatos; ações para 2022 e participação de agentes na formação regional da Campanha da Fraternidade, para traçar estratégias.

Finalizando, Dom Moacir ofertou a cada agente da Pastoral da Educação, o texto base da Campanha da Fraternidade que terá como tema: Fraternidade e Educação e como lema: Fala com sabedoria, ensina com amor (Cf Pr 31,26). A reunião foi providencial e bem sucedida. Para a Pastoral da Educação foi um momento especial, um marco em sua trajetória. Que o Espírito Santo dê inspiração e sabedoria a Pastoral da Educação para corresponder aos anseios na Diocese de Barreiras. Gratidão, a Deus e a Dom Moacir!

Divina Faria
Agente da Pastoral da Educação