Bispos do Brasil reúnem-se no 2º dia da 54º AG da CNBB

2016-04-07 - 54ºAG CNBB

O segundo dia de trabalho na 54ª AG da CNBB começou com a celebração eucarística no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Presidiu a missa Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico, ladeado pelos bispos nomeados da última assembleia até hoje.

A pauta de trabalhos, propriamente dita, foi retomada no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho com o Tema Central: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Sal da terra e luz do mundo” (cf. M7 5,13-14). Dom Orlando Brades convidou os membros da Comissão de trabalho. Intervieram Dom Severino Clasen, Laudelino Azevedo, Lúcia Pedrosa e Pe. Vitor Feller sobre a origem do texto, a recepção da versão Estudos nas bases regionais e o estado atual da redação.

Depois do tema dos leigos, foi chamada a CETEL – Comissão Episcopal dos Textos Litúrgicos que apresentou o estado atual da nova tradução do Missal Romano e trâmite das partes já aprovadas pelas assembleias anteriores na Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos. Intervieram Dom Armando Bucciol e Dom Geraldo Lyrio Rocha. Foi entregue aos bispos para análise a nova tradução do Próprio dos Santos de julho até dezembro.

Depois do intervalo, reunião de grupos sobre o tema dos leigos. Cada grupo leu, comentou e emendou algumas partes do texto e os relatórios foram passados para a comissão de trabalho.

A pauta foi retomada depois do almoço e da oração da Hora Média. O primeiro assunto da tarde foi a decisão da 54ª AG da CNBB de realizar uma Coleta Nacional no dia 12 de junho em favor do Congresso Eucarístico de Belém. Foi mostrada também maquete da nova construção da CNBB ao lado do Centro Missionário.

AG CNBB

Em seguida, foi dada a palavra a Dom Cláudio Hummes – Presidente da Comissão Episcopal para Amazônica. Dom Cláudio recordou o objetivo da comissão e as atividades que tem realizado em favor da igreja na região amazônica. São 56 circunscrições eclesiásticas com problemas de toda ordem, exigindo uma modalidade de igreja não somente missionária e profética, mas de rosto especificamente amazônico. Para isso, exigência de propostas e sugestões “corajosas” (Papa Francisco). Vários bispos intervieram para comentar e aprofundar o tema.

Dando continuidade à pauta, Dom Roberto Paz apresentou o texto da Mensagem da CNBB para as Eleições Municipais 2016. Texto longo e profundo, mas recebeu várias emendas por parte da assembleia.

O programa de preparação e participação na JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE em Cracóvia foi relatado por Dom Vilsom Basso, SCJ, presidente da Comissão Episcopal para Juventude. Foi escutado o Hino da JMJ, “Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia” e mostrado uma mensagem nova do Papa sensibilizando os jovens para JMJ. As inscrições devem ser feitas no site www.wyd.va. Dadas as informações sobre hospedagem e alojamento dos bispos em geral e dos catequistas. 10 mil jovens do Brasil até agora se inscreveram para a JMJ.

Depois do intervalo da tarde, a oração das Vésperas e os grupos de trabalho se debruçaram sobre o texto Pensando o Brasil n. 3.

Depois da janta, várias reuniões especiais de grupos de trabalho e regionais.