Diocese de Barreiras irá celebrar o mês de agosto, mês da família e das vocações

Partindo da Semana da Família, o Setor Família e Coordenação de Pastoral apresentam uma proposta para ajudar a vivenciar o mês de agosto, oferecendo às equipes de Pastoral Familiar e de Liturgia um programa para os quatro domingos do Mês Vocacional. O objetivo é unir liturgia, as vocações e os encontros da Hora da Família. na vivência do Evangelho. Na Diocese de Barreiras, são 32 padres a serviço da evangelização, 11 jovens estão nas várias etapas de formação seminarística e 32 religiosas a serviço da Diocese, na comunidade cristã ocorre a  preparação de  crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo, hoje são mais de 300 catequistas na Diocese de Barreiras.

Segue o programa do mês vocacional:

Entre 23 de julho à 4 de agosto, realização de  estudos e planejamentos de organização das visitas as famílias para a reflexão com o Hora da Família. Lembrando que a pastoral familiar tem ampla experiência auxiliando como multiplicadores da metodologia utilizada por este material tão precioso para a comunidade.

Nos dias 05 e 06 de agosto colocar em evidência a vocação sacerdotal, mas também preparar nas celebrações deste final de semana um rito de envio dos missionários leigos das diversas pastorais, que irão visitar as famílias para realizar a reflexão com o Hora da Família. Durante a semana  visitas e orações nas casas.

Nos dias 12 e 13 de agosto  a Pastoral Familiar cuida das celebrações nas comunidades, colocando em evidência na importância da família e na imagem de Pai no seio da comunidade. Durante a semana que se realizem as visitas e orações nas casas.

Nos dias 19 e 20 de agosto nas celebrações fazer referência a vocação religiosa, agradecendo a Deus pela disponibilidade de tantos irmãos e irmãs que dedicam a vida a missão de evangelizar e como são sinais do amor de Deus e da entrega que o homem é capaz de fazer ao Senhor. Durante a semana que se realizem as visitas e orações nas casas.

No dia 26 de agosto somos convidados a partilhar nossas experiências num momento por vicariato. Todas as equipes que realizaram as visitas às famílias são convidadas para uma grande celebração da família. Para as paróquias do Vicariato I nos encontraremos no memorial Dom Ricardo às 18h onde teremos partilhas de vida, momento de louvor e ação de graças e as 19h30 teremos a missa das famílias, sinal de unidade do povo de Deus se concluirá com a consagração de nossas casas à sagrada família de Nazaré. Após a celebração somos convidados a uma confraternização de entrosamento e convivência.

No final de semana 26 e 27 de agosto também devemos evidenciar nas celebrações a vocação laical, nascidos pelo batismo, povo santo, que deve ser sal da terra e luz do mundo. De modo especial podemos renovar o mandato missionário de nossos catequistas nas celebrações das comunidades.

Que a Sagrada Família seja nosso modelo de família.