Criação da Diocese

Em março de 1977 Dom Orlando Dotti Bispo de Barra na época, veio a Barreiras e instalou a “Comissão para a criação da Diocese de Barreiras” que assumiu a tarefa de construir a sede do bispado. Muitas pessoas da paróquia ajudaram nesse trabalho. Dom Orlando preparou toda a documentação e a entregou na Nunciatura junto com Padre Ricardo Weberberger e Irmã Flávia, no dia 27 de julho de 1977. No ano seguinte, 1978, a festa de São João Batista teve como tema a criação da nova Diocese.

Nessa época moravam no território da futura Diocese os seguintes padres: Pe. Ricardo weberberger, Pe. Geraldo Lang, Pe. Gunther Gnadliger, Mons. Francisco Waldemar Antunes, Mons. Armindo de Oliveira Magalhães, Pe. José Bergésio e Frei Arnoldo Stock. Eles organizaram a preparação da Diocese, da Construção do Bispado e de outros assuntos relativos.

Em 23 de maio de 1979 chegou a comunicação da criação da Diocese de Barreiras e a nomeação do Pe. Ricardo Weberberger como 1º Bispo Diocesano. No dia 08 de julho do mesmo ano, o Mons. Armindo de Oliveira Magalhães comunicou ao povo oficialmente este fato e leu o decreto pontifício na Missa dominical. O Mons. Ricardo viajou para a Áustria e no dia 11 julho de 1979 foi ordenado Bispo no Mosteiro de Kremsmüenster.

No dia 24 de agosto Dom Ricardo voltou da Àustria e, pouco depois, no dia 26, o Cardeal Arcebispo de Salvador Dom Avelar Brandão Vilela, deu-lhe a posse como 1º Bispo da Diocese. Apesar de grandes distâncias, vieram vários Bispos da Bahia e, junto com o povo de Barreiras, participou com grande entusiasmo dessa festa, que foi um marco para a Igreja Católica da região.

Fotos acervos Diocese de Barreiras:

Pe. Gunther Gnadliger, Pe. Geraldo Lang, Pe. Ricardo weberberger, Pe. Carlos Amatschek e Pe. Arno Jungreithmair.

Posse de Dom Ricardo Weberberger como 1º bispo da Diocese de Barreiras (26 de Agosto de 1979) na Catedral São João Batista em Barreiras de Barreiras.  Ao seu lado esquerdo, Dom Avelar Brandão Vilela, Cardeal Arcebispo de Salvador.
Dom Ricardo com o Papa São João Paulo II

Encontro do clero de Barreiras na Casa de Retiro São Bento