Santuário Senhor dos Aflitos

A imagem do Senhor dos Aflitos é um belo crucifixo que veio de Portugal, segundo a tradição, trazido por Francisco e José Ayres da Fonseca.  Os que trouxeram a imagem encontraram o local adequado, por isso, deram-lhe o nome de “Cantinho do Senhor dos Aflitos”. Como as pessoas começaram a vir em grande quantidade, a fim rezar em frente a imagem do Cristo Crucificado e lhe dirigir seus pedidos, para não haver uma disputa entre as famílias que guardavam a imagem em suas casas, foi construída uma capela.

Cada ano, na madrugada do dia 2 de julho, milhares de pessoas peregrinam para o Cantinho do Senhor dos Aflitos. Em certos períodos históricos a programação chegou a se estender do dia 1° a 3 de julho: 1° de julho, Fogueira dos Romeiros; 2 de julho, Missa do Senhor dos Aflitos; 3 de julho, Despedida dos Romeiros.

Dom Ricardo Weberberger, primeiro bispo da Diocese de Barreiras, sempre aproveitou os valores espirituais e pastorais da festa do Cantinho. Todos os anos, celebrava a missa da festa e participava da procissão. Nas comemorações da Diocese e da Igreja Católica promovia romarias festivas ao Cantinho.

Os Padres Jacy, Paulo Romeu, Christian, Geraldo Lang e Gleicimar foram importantes para potencializar a devoção. Leigos, como os senhores, Antônio Benício e Alberto Lins trabalharam muito pelo Cantinho. O Poder Público Municipal e Estadual tem também contribuído para melhorar as estruturas.

Dom Josafá Menezes da Silva, segundo Bispo Diocesano de Barreiras, chegando em Barreiras, começou a participar, pessoalmente e com vários padres, das manifestações do Cantinho. Para reunir, pastoralmente, todas as pequenas romarias, organizou a Romaria que sai 00h00 do dia 2 de Julho da Catedral de São João Batista, percorrendo quase 20 km.

No dia 16 de abril de 2016, a Igreja do Senhor dos Aflitos foi elevada à condição de Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos. Foi constituída uma Comissão Diocesana para organizar a Festa do Cantinho e potencializar a infraestrutura necessária para crescimento da devoção. Foi nomeado Reitor, o Padre Verneson Francisco de Souza, também Pároco da Catedral de São João Batista.

O Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos, está 20 km de Barreiras. Os romeiros podem marcar as suas romarias e visitar individualmente.

As missas acontecem:

1 e 3 domingo de cada mês – Santa Missa às 10h