Biografia

Dom Josafá Menezes da Silva foi nomeado pelo Papa Bento XVI no dia 15 de dezembro de 2010, como o segundo Bispo da Diocese de Barreiras.

Dom Josafá nasceu em 02 de janeiro de 1959, na cidade de Salinas de Margarida-BA, foi ordenado Sacerdote em 14 de maio de 1989 e ordenado Bispo dia 10 de março de 2005.

Realizou seus estudos primários e secundários em sua cidade natal. Cursou bacharelado em Filosofia na Universidade Católica de Salvador, Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Doutorado em Antropologia Teológica pela Pontifícia Universidade Lateranense.

Entre as atividades realizadas pode se destacar as seguintes: Vice-Reitor do Seminário Propedêutico Santa Terezinha do Menino Jesus em Salvador, Administrador Paroquial da Paróquia de São João Batista na Vila América, Vigário da Forania de Santana do Rio Vermelho.

Acumulou ainda as funções de Econômico Adjunto da Arquidiocese de Salvador entre os anos 1995 e 1996. Trabalhou na organização do plano de evangelização da Arquidiocese de Salvador. Exerceu também a função de professor no Instituto de Teologia da Universidade e no Instituto João Paulo II para os Estudos sobre o Matrimônio e a Família. Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador entre março de 2005 a dezembro de 2010.

Em 26 de fevereiro de 2011, tomou posse como o 2º Bispo da Diocese de Barreiras.

De 13 de maio de 2014 a 25 setembro de 2015 – Administrador Apostólico da Diocese de Bom Jesus da Lapa. De 2011 a 2015 – Bispo Referencial para Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso – Regional Nordeste 3 – Bahia e Sergipe. De 2015 a 2019 – Bispo Referencial para a Pastoral da Comunicação – Regional Nordeste 3 – Bahia e Sergipe. De 2016 a 2019 – Coordenador da Região Pastoral do Oeste da Bahia – Regional Nordeste 3 – Bahia e Sergipe.

Dom Josafá assume como inspiração para o seu ministério o lema: Praedica verbum (Prega a Palavra), frase da 2ª Carta de Timóteo 4,2.

Dom Josafá publicou as seguintes obras: Organização de obra publicada: Cidade, Igreja e Missão – Lançai as redes. São Paulo: Paulinas: 2003. Organização da edição brasileira do Livro HOMEM E MULHER O CRIOU – CATEQUESES SOBRE O AMOR HUMANO, de autoria do PAPA JOÃO PAULO II. Bauru,SP: EDUSC, 2005. Artigo, Amor Humano: Teologia e Contemporaneidade in Família em mudança. São Paulo: Companhia Ilimitada, 2004. Proclama a Palavra: Oração por um Dia Feliz. Salvador: Vento Leste: 2009. Coordenação Editorial de Subsídio de evangelização: Os Discípulos Missionários do Salvador na Missão Continental: 2010.Manual do Peregrino – Cantinho do Senhor dos Aflitos, 1ª edição 2013 e 2ª edição 2018; Marcas do Ano da Fé: Olhar do Pastor (2013); Coleção Testemunhos: Dom Ricardo Weberberger – Sua trajetória na Diocese de Barreiras (2014); Padre Vieira: Missionário, Construtor e Educador em Barreiras (2015); Diocese de Barreiras e suas Paróquias: História, Evangelização e Organização (2017).

No dia 9 de outubro de 2019, às 12h00, horário de Roma, foi publicada a transferência de Dom Josafá Menezes da Silva, desde 26 de fevereiro de 2011, Bispo Diocesano de Barreiras, para a Arquidiocese de Vitória da Conquista.

Dom Josafá será o 3º Arcebispo de Vitória da Conquista – Bahia, sucedendo a Dom Frei Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFM, Cap., que desde 28 de setembro de 2008, é o segundo arcebispo.

Galeria de fotos de Dom Josafá