Dom Moacir Silva Arantes

Lema: “In simplicitate cordis” (Cl 3,22)“Com simplicidade de coração”

Dados históricos

3º Bispo da Diocese de Barreiras
Data de nascimento: 3 de junho de 1969, Itapecerica – MG
Data de ordenação: 14 de agosto de 1999
Nomeação episcopal: 11 de maio de 2016
Ordenação episcopal: 13 de agosto de 2016
Nomeação para Diocese de Barreiras: 21 de outubro de 2020
Posse: 02 de janeiro de 2021

Mineiro de Itapecerica, dom Moacir nasceu em 3 de junho de 1969, filho de Bento Alves Arantes e Irene Pinto de Araújo, dom Moacir Silva Arantes, sendo o 13º de 15 irmãos. Formou-se em filosofia e teologia em Belo Horizonte (MG) e foi ordenado padre em 14 de agosto de 1999.

Já foi pároco e administrador paroquial em seis municípios da diocese de Divinópolis (MG), bem como reitor dos seminários diocesanos, membro do conselho presbiteral e coordenador da Pastoral das Vocações e ministérios da diocese.

No Regional Leste 2 (Espírito Santo e Minas Gerais) foi assessor eclesiástico da Pastoral Familiar e por último assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Moacir foi nomeado bispo auxiliar de Goiânia pelo papa Francisco, no dia 11 de maio de 2016, e ordenado na igreja matriz de São Bento, em sua terra natal, Itapecerica (MG), no dia 13 de agosto do mesmo ano, sob a imposição das mãos do bispo emérito de Divinópolis (MG), dom José Belvino do Nascimento, e dos bispos co-ordenantes, dom José Carlos de Souza Campos (diocesano de Divinópolis) e dom Washington Cruz, arcebispo de Goiânia.

Tomou posse no dia 26 de agosto de 2016, na catedral Nossa Senhora Auxiliadora, em Goiânia. Seu lema episcopal é In Simplicitate Cordis (Com simplicidade de coração). O bispo integrou a presidência do Regional Centro-Oeste da CNBB, onde exercia a função de secretário.

No dia 21 de outubro de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, como o terceiro bispo da Diocese de Barreiras, e no dia 2 de janeiro de 2021, tomou posse na Catedral São João Batista, em Barreiras.