Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

No ano de 1976, D. Edith Lopes, moradora do bairro Sandra Regina teve a ideia de rezar o terço nas casas do bairro, e logo depois de rezar a Via-Sacra também nas casas do bairro. Logo, a comunidade se entusiasmou e começaram a celebrar as Missas debaixo de um pé de Joá, e quando não havia Missa, as famílias se reuniam na casa de Dona Edith ou de Dona Francina Batista e do Sr. Mário Batista. A catequese para as crianças também acontecia debaixo do pé de Juá.

No ano de 1978, Pe Ricardo Weberberger acolheu a ideia dos moradores de construir uma Igreja. Quando ficou pronta, D. Cleonice Lopes doou uma imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que foi levada para a igreja em procissão. Desde então, passou a ter Missa todas as sextas-feiras na Igreja.

A construção da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, visava suprir a necessidade diocesana de ter uma Igreja com maior capacidade que a Catedral São João Batista. Nesse intuito, em fevereiro de 1990, Dom Ricardo promulgou o decreto de criação da quase Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, desmembrada da Paróquia São João Batista. No mesmo ano começou a construção. No dia 22 de setembro do ano seguinte (1991), Dom Ricardo realizou a Missa de consagração da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Desde então, a comunidade se mobilizou para ser organizar melhor, criar novos grupos pastorais e investir no fortalecimento dos já existentes. O crescimento foi gradativo e hoje temos uma grande comunidade, viva, participativa e dinâmica. Além dos grupos pastorais, estão ligados à Igreja Perpétuo Socorro as comunidades Stº Antônio (Jd. Ouro Branco), Stª Catarina (Novo Horizonte) e N. Srª de Fátima (Bairro Flamengo).

O Santuário foi sempre lugar de acontecimentos importantes para a Diocese. Entres os acontecimentos destacam-se as profissões de votos, as ordenações diaconais e presbiterais. Ao longo desses anos, sempre marcou presença as Irmãs da Providênia de Gap que atuam desde a década de 80. Na década de noventa chegaram também na Paróquia as Irmãs de Stª Catarina, presente até os dias de hoje. Um destaque especial foi a presença constante de Dom Ricardo, desde a fundação. Era grande seu apreço pelo Santuário!

Na atualidade, a Igreja do Perpétuo Socorro é uma das mais importantes para a Diocese de Barreiras, sendo elevada canonicamente a Santuário Diocesano, no dia 25 de setembro de 2021, pelo bispo diocesano de Barreiras, Dom Moacir Arantes. Ocasião oportuna para festejar, celebrar e agradecer a Deus por tantos dons, graças e benefícios recebidos ao longo desse tempo.

Endereço: Rua Marechal Hermes, nº 692, Renato Gonçalves

– Quinta-feira 19:30 e Domingo as 18:00
Comunidade Santa Catarina de Alexandria – Bairro Novo Horizonte
– Domingo às 10:30