Baixe o Livro da Novena dos Padroeiros e Titulares 2021

Baixe o Livro: NOVENA DOS PADROEIROS E TITULARES 2021

APRESENTAÇÃO

Com gratidão a Deus nossa Diocese celebrará os Padroeiros e Titulares de suas Paróquias, verdadeiros exemplos e testemunhos na via da santidade pelo amor a Deus e dedicação à Igreja na doação total de suas vidas. Os Santos e Santas são nossos irmãos e irmãs que passaram, em contextos diversos, por desafios e contradições inerentes ao seu viver, mas souberam ouvir, acolher e viver a proposta de Deus.

Celebrar um padroeiro ou titular é olhar para a ação de Deus que realizou neles uma obra renovadora, transformadora,  levando-os à perfeição cristã. Celebrar é tornar “célebre”, memorável e significativo um acontecimento ou a vida de uma pessoa e, por isso é acreditar que Deus continua realizando sua ação salvadora através da Igreja, onde recebemos e vivemos o dom da fé, da esperança e da caridade.

Com Nossa Senhora, a Santa Virgem Maria, a Santa por excelência, podemos cantar o Magnífica ao contemplarmos a ação de Deus, “O Poderoso fez em mim maravilhas, Santo é seu nome!” E, aplicar a todos os cristãos dizendo “O Poderoso faz em nós maravilhas, Santo é o seu nome!”

Seguindo o caminho iniciado no ano de 2020 continuaremos olhando para os Padroeiros e Titulares sintonizados com a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, através da meditação das DGAE 2019-2023. Em cada época os santos e santos viveram sua vocação e realizaram sua missão sempre em sintonia com a Comunidade Eclesial e nunca de forma individualista e isolacionista, por isso seguimos seus exemplos.

Neste ano de 2021 assumiremos a reflexão sobre o segundo pilar, o Pão: liturgia e Espiritualidade. A Eucaristia está no centro da vida cristã tanto no mistério liturgicamente celebrado como na vivência eucarística presente no dia a dia dos cristãos. Ela nos atrai, nos motiva, nos questiona, nos ensina, nos transforma, nos envia em missão. É o próprio Cristo, o Verbo Eterno de Deus que, tendo se feito Carne para a nossa salvação, se fez também pão para a nossa transformação em uma  humanidade em Cristo, uma humanidade eucaristizada.

No espírito do “Ano Josefino”, convocado pelo Papa Francisco de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021 para comemorar os 150 anos da declaração de São José como santo padroeiro da Igreja universal queremos, também, valorizar juntamente com Maria Santíssima este querido Santo e ajudar nossas comunidades a imitar suas virtudes e confiar, a exemplo de Santa Teresa D`Ávila em sua intercessão: “Tomei por advogado e senhor o glorioso São José e me encomendei muito a ele. Vi claramente que, tanto desta necessidade como de outras maiores de honra e perda de alma, este Pai e Senhor meu me tirou com maior bem do que eu lhe sabia pedir. Não me lembro até hoje de haver-lhe suplicado nada que não me tenha concedido. É coisa que espanta as grandes mercês que me fez Deus por meio deste bem-aventurado santo, e dos perigos de que me livrou, tanto de corpo como de alma; que a outros santos parece que lhes deu o Senhor graça para socorrer em uma necessidade; mas a este glorioso santo tenho experiência de que socorre em todas, e quer o Senhor nos dar a entender, que assim como a ele esteve submetido na terra, pois como tinha nome de pai, sendo guardião, nele podia mandar, assim no céu faz o quanto lhe pede”. (Santa Teresa de Jesus, Vida, Cap. VI, 6).

No final do livreto apresentamos o decreto da Penitenciária Apostólica que concede o dom de especiais indulgências neste “Ano Josefino”.

Agradecemos a todos que colaboraram para a elaboração e organização do conteúdo desta novena e desejamos que seja um incentivo para nossos diocesanos na preparação dos festejos de seus padroeiros e titulares.

Recebam nosso abraço e nossa bênção!

Dom Moacir Silva Arantes