Campanha Missionária 2021 ganha reforço de podcasts da novena missionária com reflexão sobre o tema “Jesus Cristo é Missão”

Ao longo do mês de outubro, a Igreja no Brasil vivencia o Mês Missionário que este ano traz como tema: “Jesus Cristo é missão” e a inspiração bíblica é “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). A Campanha Missionária 2021, organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em parceria com Conselho Missionário Nacional (COMINA) e a Comissão Episcopal Pastoral para Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ganhou um reforço em áudio de podcast com a novena missionária.

Em casa, no carro, durante a caminhada ou em um momento de meditação, o podcast motiva a oração e a reflexão do tema “Jesus Cristo é missão”. Os áudios da novena missionária podem ter livre reprodução nas rádios e mídias sociais, preservando sua qualidade técnica e informações de produção da Rádio Aparecida.

Acesse aqui os podcasts

content=https%253A%252F%252Fsoundcloud.com%252Fpombrasil%252Fsets%252Fcampanha-missionaria-2021

Celebração de abertura

A Campanha Missionária, realizada desde 1972, teve início, na última sexta-feira, 1º de outubro, com uma Celebração Eucarística, no Santuário Nacional de Aparecida (SP), presidida pelo bispo de Chapecó (SC) e presidente da Comissão para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Odelir José Magri. Em sua homilia, dom José Odelir destacou que para vivenciar o mês missionário é preciso abrir os ouvidos e o coração à escuta da Palavra de Deus e dos gritos de sofrimento da humanidade.

“É da escuta que nasce a abertura do coração para acolher a graça de Deus em nossa vida, e saber discernir os sinais da Sua presença no meio de nós. Mesmo em tempos de pandemia, diante da humanidade que padece a solidão, a pobreza e a injustiça, é possível chamar Deus de Pai, Filho e Espírito Santo, comunhão de amor, compaixão e missão; e na fé testemunhar que ninguém se salva sozinho”, disse.

Dom Odelir citou ainda a situação da pandemia da covid-19 que matou muitos sonhos, machucou, feriu e fez muita gente sofrer. “No Brasil, a crise do coronavírus trouxe fome, desemprego, inflação e hoje nos aproximamos das 600 mil mortes, vítimas da pandemia. No Mundo, assistimos a crise humanitária de migrantes, e refugiados, desastres naturais, conflitos no Oriente Médio e a intervenção humana causando mudanças climáticas”.

Na homilia, o presidente da Comissão para Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB fez menção ainda à mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões que destaca o testemunho de missionários e missionárias da compaixão e da esperança neste tempo de pandemia.

“Os missionários e missionárias da compaixão e da esperança são pessoas anônimas, que ousaram abrir o coração a Deus e aos irmãos e irmãs.  Eles estão na linha de frente neste contexto de pandemia: profissionais da saúde, famílias enlutadas com testemunho de esperança, populações em situação de rua e abandono, migrantes indígenas, educadores, o mundo do trabalho, a solidariedade universal além fronteira e a campanha ‘Amazônia precisa de você’, realizada no primeiro semestre de 2020. Em outras palavras, são ‘cuidadores da vida’”, ressaltou na homilia.

Antes de encerrar, o bispo fez um convite a todos leigos e leigas, religiosos e religiosas a saírem de si mesmo, da timidez missionária e não economizem esforços para viver com alegria e empenho este mês missionário.

“Concretamente, isso significa colocar-se em ‘saída’, ir ao encontro, aproximar-se, conhecer e viver a compaixão pelas realidades de periferias geográficas e existenciais que estão mais próximas e também distantes de nós*. Também participar da novena missionária (testemunhos missionários), rezar o Rosário, seja pessoalmente ou em família, sem deixar de sermos generosos com a coleta missionária, dia 24 de outubro, dia mundial das missões”, disse Dom Odelir antes de invocar a intercessão de São Francisco Xavier e Santa Teresinha de Menino Jesus, padroeiros da missão, a Maria, mãe missionária, e São José, protetor da família, que inspirem os cristãos a serem missionários da compaixão e da esperança.

“A missão é o rosto que a Igreja precisa recuperar. A missão é a força que nos impulsiona a ir onde o Evangelho ainda não chegou e a sair daquilo que já temos para oferecer esperança ao mundo”, disse.

Leia a íntegra da homilia:

Programação do Mês Missionário 2021

• 8 de outubro
    15h – Live Mulheres na Missão com o tema Jesus Cristo e as Mulheres em Missão
    Participam: Irmã Sandra Regina Amado, irmã Elisabeth Espinhara e irmã Antônia Vânia de Sousa
  • 15 de outubro
    19h – Live Missionária: “Conhecendo a Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária, Cooperação Intereclesial e Pastoral dos Brasileiros no Exterior”.
    Participam: Dom Odelir José Magri, dom José Altevir da Silva, dom Giovanni Crippa, dom Adilson Pedro Busin e os assessores padre Daniel Luz Rocchetti e irmã Sandra Regina Amado
  • 22 de outubro
    19h – Live Missionária: “A Igreja Particular é uma comunidade missionária”.
    Participam: Dom Joel Amado, padre Daniel Luz Rocchetti e irmã Sandra Regina Amado
  • 26 de outubro
    19h – Live Missionária: “O Compromisso profético-social assumido pela Igreja Missionária”
    Participam: Padre Antônio Lopes de Lima, padre Dario Bossi, padre Daniel Luz Rocchetti e irmã Sandra Regina Amado
  • 29 de outubro
    19h – Live Missionária: “Explorando e conhecendo os Projetos missionários das Igrejas Irmãs e Ad Gentes”.
    Participam: Irmã Dirce Gomes da Silva, padre Tiago Ávila Camargo, dom Odelir José Magri,  padre Daniel Luz Rocchetti e irmã Sandra Regina Amado

Acesse o site: www.pom.org.br/campanha-missionária-2021

Fonte: CNBB