VISITA DE PADRE CRISTIANO NO BRASIL – Agradecimentos

Há uma semana estou de volta na Áustria e me adaptando ao frio novamente. Quero agradecer a oportunidade de poder ter viajado e trabalhado no Brasil de outubro de 2022 até fevereiro de 2023. Passei o maior tempo na casa de Retiro São Bento em Barreiras preparando palestras sobre os salmos. Dom Moacir me convidou a promover a espiritualidade beneditina no Memorial Dom Ricardo, onde celebrei as missas dominicais e nas terças e quintas, junto com as Irmãs Beneditinas, rezamos o Ofício Divino cantando as vésperas da Liturgia das Horas (nas terças, com mini-palestra sobre um salmo). Um grupo de fieis se formou para dar continuidade a esta oração milenar e bíblica.

Celebrei missas e novenas nas paróquias e comunidades de Barrerias, onde atuava entre 1996 e 2011: S. Sebastião com S. Pedro; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com St.º Antônio, St.ª Catarina e Nossa Senhora de Fátima, e em LEM entre 2012 e 2018 em Nossa Senhora Aparecida com St.º Antônio, Divino Pai Eterno e Madre Regina. Vi muitas pessoas queridas e sinto saudades. Algumas pessoas, porém, nem conseguir ver nestes dias. Se tivesse mais tempo, mais visitas de famílias eu poderia ter feito. Sintam se abraçados todos!

Passei também em Cristópolis, Riachão e a semana de Natal em Mansidão, onde celebrei junto com Pe. Leandro um casamento comunitário de 42 casais.

Em Barreiras ainda, fui para um encontro de coroinhas na Morada da Lua, acompanhei as visitas da Pastoral Carcerária e pregei o retiro dos diáconos no Memorial, onde montei a exposição Bíblica com 30 quadros (agora sob os cuidados de Pe. Iolando, ela está à disposição para paróquias, comunidades, escolas, faculdades).

Em LEM podia formar 150 catequistas e outras pessoas no Evangelho de Mateus e sobre o Credo. Depois fui a Vitória de Conquista a convite de D. Josafá e fiz conferências sobre Bíblia na Catequese e Vocação na Bíblia para 300 pessoas das paróquias, e sobre filosofia e arte para os seminaristas da província.

A última semana passei no mosteiro São Bento em Salvador rezando o canto gegoriano com os monges beneditinos (há também uma comunidade de beneditinas lá, que visitei na ida). Por coincidência encontrei D. Paulo Romeu lá que é oblato de São Bento.

Espero ter ajudado e peço desculpas por minhas faltas. Permaneço rezando por e com vocês por um futuro melhor de paz e não de violência no Brasil. Agradeço imensamento pela acolhida e pelos convites.

Uma boa quaresma!

Pe. Cristiano