XXI ENAPE – ENCONTRO NACIONAL DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO

Nos dias 19 a 21 deste mês de agosto, aconteceu no Centro Pastoral Dom Fernando, em Goiânia/GO o XXI Encontro Nacional da Pastoral da Educação   promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB cujo tema foi Pastoral da Educação: centralidade, identidades e missão com o objetivo de refletir questões relacionadas à educação, partilhar experiências e traçar caminhos para fortalecer a presença evangelizadora nos múltiplos espaços educativos de nosso país.

Participaram desse evento todos os Regionais diocesanos do Brasil, sendo representados por sacerdotes, diáconos, religiosas, leigos e leigas, além do Arcebispo de Goiânia Dom João Justino e de seu auxiliar Dom Levi. Como representantes do nosso Regional Nordeste 3 Bahia/Sergipe, participaram o Diácono Luciano (Vitória da Conquista) e as agentes da Pastoral da Educação Professoras Andreia Milhomens e Eva Pais da Diocese de Barreiras.

O evento foi organizado da seguinte forma:

19/08 (sexta), às 20h – abertura com o acolhimento dos envolvidos e na sequência uma palestra com o Prof. Dr. José Carlos Libâneo que abordou um pouco da história da educação brasileira.

20/08 (sábado), durante a manhã, foi realizado um quadro denominado Mosaico: rostos e vozes da Pastoral da Educação como expressão da pluralidade de formatos na ação evangelizadora e no contexto educativo,  além da apresentação de Iniciativas pastorais oriundas da Campanha da Fraternidade/ 2022.

Momento da entrega da contribuição para a elaboração da Carta de Goiânia aos educadores

À tarde, os palestrantes apresentaram os Desafios educativos e pastorais; e indicações. Em seguida, fomos participar de uma missa na Basílica  Divino Pai Eterno em Trindade/GO, celebrada pelo Arcebispo Dom João Justino, e transmitida pela TV Pai Eterno e Rede Vida.

21/08 (domingo), às 7h30, iniciamos nossas atividades participando de uma missa na Igreja Santíssimo Sacramento, na Cidade da Comunhão, presidida pelo bispo auxiliar Dom Levi

Tivemos a felicidade de vivenciar a pedagogia do encontro com pessoas felizes, capacitadas e inspiradas pelo Espírito Santo, em ritmo de sinodalidade, deixando-nos surpreender por Deus e conservando a esperança de dias melhores tanto na vida da igreja quanto nos demais âmbitos sociais.

Fonte: Fotos ENAPE/CNBB 2022

Créditos: Andréia Milhomens e Eva Pais.