06 de agosto de 2016 – Transfiguração do Senhor – Sábado

1ª Leitura: Dn 7,9-10.13-14 (pode ser substituída pela 2ª leitura)

A leitura da festa de hoje nos apresenta o “filho do homem” na visão apocalíptica de Daniel. Nos livros proféticos antigos encontramos pregações de profetas enviados por Deus em missão, mas o autor de Dn se esconde atrás de um pseudônimo usando o nome de “Daniel”, um sábio antigo (Ez 14,4-20; 28,3). Os acontecimentos relatados em Dn 11, porém, indicam a verdadeira data desta obra: durante a perseguição do rei selêucida (grego-sírio) Antíoco IV Epífanes entre 167 e 164 a.C.

O livro de Daniel encontra-se na Bíblia grega e latina (e portuguesa) entre os livros proféticos, mas na Bíblia hebraica faz parte dos “outros escritos”, ou seja, sapienciais. De fato, é de outro gênero literário do que as pregações dos profetas antigos: Os capítulos 1-6 são narrativos; os capítulos 7-12 apresentam visões apocalípticas (revelações sobre o fim do mundo). Partes do livro estão escritos em aramaico, o que indica uma data mais recente, porque o hebraico estava saindo do uso. As narrativas dos capítulos 13-14 estão escritos em grego e faltam na Bíblia hebraica (também na dos protestantes), como também o cântico dos três jovens na fornalha em 3,24-90

Os cap. 1-6 são historias edificantes de um jovem sábio na corte do rei (como outros escritos de sabedoria, Est e Tb; um exemplo antigo é a novela de José no Egito em Gn 37-50). O cap. 6 apresenta Daniel na cova dos leões. O cap. 7 é o nexo entre as duas partes do livro e é comentado na visão do cap. 8, mas tem um paralelo no cap. 2 (no sonho do rei Nabucodonosor, quatro reinos são destruídos por um quinto, uma pedra que representa “o reino de Deus”).

Diferente dos profetas antigos que anunciavam um dia de Javé para fazer justiça aos fiéis de Israel (Am 5,18s), o gênero apocalíptico é mais universal e escatológico: O reino de Deus se estenderá sobre todos os povos e será sem fim. Dn 12,2 fala sobre a ressurreição dos mortos para a vida ou o opróbrio eterno. A expectativa do fim do mundo está presente no livro todo (Dn 2,44; 3,33; 4,31; 7,14).

O objetivo do livro de Dn (e do gênero apocalíptico, como também o Ap de João no NT) é sustentar a fé e a esperança dos fiéis perseguidos usando uma linguagem secreta e simbólica que o inimigo não consegue entender de imediato e pode confundir por ex. com uma fábula de animais em cap. 7, pois começa falar de animais ou “bestas-feras” que na verdade significam os reinos pagãos (os babilônios em v. 4; os medas em v. 5; os persas em v. 6 e os gregos em vv. 7-8; os dez chifres são os dez reis selêucidas, o último é o rei arrogante Antíoco IV, perseguidor na época do autor (cf. a interpretação em vv. 15-28; cf. também as bestas feras em Ap 13). Numa visão protestante, a última besta-fera será a Igreja Católica de Roma com o Papa, polêmica que remonta já a M. Lutero no séc. XVI. O papa daquela época chamou Lutero de Anticristo. Hoje, graças a Deus, as Igrejas Católicas e a Luterana se entendem bem, se respeitam e trabalham juntos no ecumenismo.

Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos (vv. 9-10).

Uma besta-fera (reino pagão) sempre destruiu a outra. O último chifre (rei Antíoco IV) proferia ainda “palavras arrogantes” (v. 9), mas a intervenção definitiva de Deus já está se preparando. Acontecerá o juízo de um “ancião” (Deus), cujo “trono” com “rodas como fogo”, ardente e deslumbrante, recorda o do carro divino na visão de Ez 1. O fogo é elemento divino (cf. Gn 15,17s; Ex 13,22; 19,18; 1 Rs 18,38s) e serve na separação de metais (separar o ouro de outros elementos menos preciosos, cf. 1 Pd 1,7; Ml 3,2s), assim é elemento da justiça divina que separa os bons dos maus (cf. Mt 13,41s.49s). Branco é a cor da pureza (vestes) e da sabedoria (cabelos). Como um rei do antigo oriente, Deus é servido por milhares e milhões (de anjos).

Haverá mais tronos: os santos são convocados a julgar com Ele (cf. Mt 19,28; Lk 22,30; Ap 3,2; 20,4). Nos “livros” do “tribunal” estão registrados todos os atos humanos, bons e maus (cf. Jr 17,1; Ml 3,16; Sl 40,8; 56,9; Lc 10,20; Ap 20,12).

Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá (vv. 13-14).

Depois da destituição e destruição das bestas-feras, aparece nas nuvens outra figura, não mais uma fera animal, mas um ser humano, um “filho de homem”, que receberá o “poder” de um reino “eterno” sobre “todos os povos” que jamais passará (cf. Lc 1,32s).

Em seguida, em vv. 17-18 mesmo explica-se: “os que receberão o reino são os santos do Altíssimo”, ou seja, os que não desistem da sua fé (interpretação coletiva: povo santo, cf. Ex 19,6; Nm 16,3; Sl 34,10; Is 4,3; 1 Pd 2,9), mas depois pode designar também o cabeça e representante deste mesmo povo, o rei-messias (esta interpretação individual já se encontra no Apocalipse de Henoc, um livro apócrifo do judaísmo: o juízo do mundo será entregue a um “filho do homem”; cf. Mt 25,31ss).

Jesus usa muito desse termo para falar de si (Mt 8,20; Mc 2,27p; 13,24p,… ) porque pode significar simplesmente “ser humano” (lit. “filho de Adão”, cf. Sl 8,5; Ez 2,1 etc.) como designar também o messias, juiz e salvador não só de Israel, mas do mundo inteiro. Este, porém, não fará guerra nacionalista como Davi, como os macabeus (contemporâneos do autor de Dn) ou como os zelotes (contemporâneos de Jesus, cf. Barrabas e At 5,36-37). Nos anúncios da sua paixão, Jesus associa este Filho do homem de origem celeste (vindo nas nuvens, cf. Mc 13,26; 14,62) ao sofrimento do Servo de Deus de Is 53 (cf. Mc 8,31p etc.).

No contexto da visão toda de Dn, pode-se afirmar que o Reino de Deus não é tirania nem capitalismo selvagem, não tem feições predadoras como animais bestas-feras, mas tem um rosto humano, onde não valem os poderes do mais fortes, mas os direitos humanos. De maneira semelhante, L. Boff fala de Jesus: “Tal humano, só Deus pode ser”. Assim cantamos de Jesus, “rosto divino do homem e rosto humano de Deus”.

2ª leitura: 2 Pd 1,16-19 (opcional)

Pelos biblistas, esta carta é considerada a mais nova de todo Novo Testamento (NT). Ela quer ser o “testamento” do grande apóstolo Pedro que aparece próximo da morte (1,14). O autor escreve em nome de Pedro, mas suas recomendações se referem ao início do século II, quando efetivamente esta carta foi escrita.

Escrevendo em tom de despedida, o autor reforça sua identificação com Pedro, recordando momentos da sua vida com Jesus, de modo especial a transfiguração (cf. evangelho de hoje).

Não foi seguindo fábulas habilmente inventadas que vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, mas sim, por termos sido testemunhas oculares da sua majestade (v. 16).

Nossa fé cristã não se baseia em “fábulas habilmente inventadas” (lit. “mitos sofisticados”; cf. 1 Tm 1,4; 4,7; Tt 1,14; a mitologia greco-romana e o poeta Homero), mas na convivência dos apóstolos com Jesus histórico.

Os falsos mestres (2,1) gnósticos arquitetavam especulações gratuitas em apoio dos seus erros sobre a volta de Cristo no fim dos tempos (3,4-5; cf. 1Tm 1,4; 6,20; etc.). Os apóstolos são “testemunhas oculares” (cf. Lc 1,2; At 1,21s; 2,32; 3,15; 5,32; 10,40s; 1 Jo 1,1-4) da “majestade” (no NT, é título ou equivalente de divindade; cf. Lc 9,43; At 19,27). O termo “testemunhas oculares” evoca aqui a iniciação nos mistérios que alcança o supremo grau pela visão.

Os apóstolos testemunharam o “poder” dos milagres e da ressurreição, mas não a sua “vinda” (parusia), ou seja, a sua volta gloriosa de Jesus no fim dos tempos, a não ser que se refere à sua primeira vinda na terra (cf. Jo 1,14) ou sua vinda após a ressurreição nas primeiras aparições aos apóstolos, incluindo Pedro (cf. 1 Cor 15,5-8; Lc 24,34; Jo 20,19.24.26; 21). Mas na antiguidade, o termo parusia significa a chegada, a entrada solene de um soberano. Assim se esperava no fim do mundo a vinda de Cristo como “rei dos reis e Senhor dos senhores” (1 Tm 6,15; Ap 17,14; 19,16) para tomar posse da criação toda e levá-la a plenitude perfeita.

Mas a demora desta vinda (parusia) de Cristo desanimou os cristãos da época do autor que quer dar uma resposta. No cap. 3 explica esta demora com o calendário divino diferente do humano (3,8: “para o Senhor mil anos são como um dia”; cf. Sl 90,4) e com a paciência de Deus “que não quer alguém se perca, mas que todos se arrependam” (3,9).

Efetivamente, ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando do seio da esplêndida glória se fez ouvir aquela voz que dizia: “Este é o meu Filho bem-amado, no qual ponho o meu bem-querer”. Esta voz, nós a ouvimos, vinda do céu, quando estávamos com ele no monte santo (vv. 17-18).

Para o autor, a transfiguração parece uma antecipação da vinda (parusia) do Senhor, porque antecipa a “honra e glória” que o ressuscitado recebe sentado à direita do Pai (cf. Mc 14,62p; At 7,55s; Fl 2,9-11). “Do seio da esplêndida glória” se refere a origem divina da luz na transfiguração que os três apóstolos mais íntimos (Pedro, Tiago e João) viram “no monte santo”; esta expressão pode evocar o monte Sião (Sl 2,6; Is 11,9 etc.) ou mais provavelmente aludir ao monte Sinai/Horeb como tipo de montanha da revelação (já no relato dos evangelistas). No monte Sinai, a glória do Senhor apareceu na forma de uma nuvem luminosa (também no monte Sião, no templo, cf. 1 Rs 8,10-12). Moisés e Elias subiram ao Sinai/Horeb para ouvir a voz de Deus (Ex 24,16-18 etc.; 1 Rs 19,8s). Esta voz, os três apóstolos (“nós”) também ouviram quando, “vinda do céu”, declarou Jesus “o meu Filho bem-amado, no qual ponho o meu bem-querer” (cf. Mc 9,1-5p).

E assim se nos tornou ainda mais firme a palavra da profecia, que fazeis bem em ter diante dos olhos, como lâmpada que brilha em lugar escuro, até clarear o dia e levantar-se a estrela da manhã em vossos corações (v. 19).

O autor fala da palavra da profecia. Em Ap 22,7, a voz do céu também se entende como “palavras proféticas”. Além da voz do Pai, a transfiguração testemunha através das figuras de Moisés e Elias a solidez e o cumprimento das profecias do Antigo Testamento (AT) que anunciavam a vinda do messias (cf. Dt 18,15; Is 9,5; 11,1s; 42,1 etc.). A transfiguração mostrou que Jesus é realmente o messias; “assim se nos tornou ainda mais firme a palavra da profecia”. A vinda de Cristo glorioso ainda não se tornou realidade, mas devemos crer nesta profecia apesar da demora.

Assim confirmadas, as profecias e toda Escritura são lâmpada que ilumina nossa noite, até que amanheça o sol (chamado aqui de astro matutino, título do messias, cf. Nm 24,17; Ml 3,20), ou seja, até a vinda da sua glória (cf. Sl 57; Is 60 e o anúncio pascal: “ao raiar do primeiro dia da semana…”; cf. Ap 2,28; 22,16; Lc 1,78s). Esta luz que é Cristo vai iluminar o mundo na sua parusia, mas desde já em nossos corações.

Antes de passar à discussão a respeito dos falsos mestres e da demora da parusia, o autor insiste na força da tradição, na luz que a profecia projeta para os dias atuais. As profecias, porém, não devem ser interpretadas de maneira subjetiva, conforme o interesse de cada um, mas é preciso ver neles Deus que inspirou a voz dos profetas (vv. 20-21).

 

Evangelho: Lc 9,28-36 (Ano C)

Esta evangelho sempre é lido no segundo domingo da Quaresma e repetido na festa da Transfiguração do Senhor (06 de agosto), na versão do evangelista do ano A, B ou C.

Também em Lc, depois da profissão de Pedro (v. 20: “[Tu és] o Cristo de Deus”) e do anúncio da paixão, morte e ressurreição de Jesus (v. 22), a transfiguração ilumina a subida do Filho do Homem a Jerusalém, onde é situada pela tradição pré-sinótica (= antes de ser escrita por Mc, Mt e Lc). Aos discípulos, que não podem compreender o caminho que seu mestre quer seguir, Deus faz vislumbrar a glória misteriosa do seu Filho e exige deles que escutem seu ensinamento. O relato de Lc é uma cópia de Mc 9,2-10 (com algumas mudanças) seguindo esquema primitivo de uma revelação no gênero apocalíptico (cf. Dn 10,1-6; Mt 17,2)

Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar (v. 28b).

Lucas acrescenta “para rezar”, porque gosta de apresentar Jesus rezando continuamente (5,16; 6,12; 9,18; 11,1; 22,32.39-46; 23,34). Com isso o evangelista mostra que Jesus, através de sua palavra e ação, está realizando a vontade do Pai. Na transfiguração aparece claramente esse sentido da oração (cf. v. 35).

Nos três evangelhos sinóticos, Pedro, João e Tiago são os discípulos mais íntimos (cf. 5,10; 8,51; 24,34; cf. At 3-5; 12). A “montanha” pode ser simbólica. Na tradição é o monte Tabor perto de Nazaré, outros pensam num monte mais alto, o Hermon (altitude: 2.814 m) no Líbano, onde nasce o Rio Jordão e fica perto Cesareia Filipe, onde Pedro professou sua fé (Mc 8,27ss).  Mas junto com as figuras ilustres em seguida (v. 30), Moisés (Ex 3; 19s; 24) e Elias (1Rs 19), lembra o monte Horeb/Sinai, onde Deus se manifestou em fogo, raios e nuvens e falou ao seu povo (Ex 19,16; 20,18-21). Moisés subiu ao monte Sinai também com três homens escolhidos (Ex 24,1).

Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante (v. 29).

Mc e Mt usaram o verbo “transfigurar” que, em outras passagens, designa uma transformação espiritual (Rm 12,2; 2Cor 3,18). Aqui, a transformação é visível. Por isso, Lc mudou o verbo para “mudar de aparência” (cf. seu destaque da forma visível e corporal em 3,22; 24,37-42; At 1,3-4). Os três sinóticos (Mc, Mt e Lc) assinalam a transformação perceptível da roupa; Mt e Lc mencionam que ela afeta também o rosto. Como nos apocalipses judaicos, vestes tão deslumbrantes (cf. Dn 7,9; Mc 16,5p; Jo 20,11; Ap 3,4; 4,4; 7,9.13) são um dos sinais da “glória” (v. 31) celeste que é concedida aos eleitos tornando-os semelhantes aos anjos (2,9; 10,18; 11,36; 17,24; 24,4; At 9,3; 12,7; 22,6; 26,13; cf. Jo 8,12). Esta cena misteriosa só adquire sentido na perspectiva da ressurreição gloriosa de Cristo, da qual é evidentemente uma antecipação.

Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém (vv. 30-31).

“Moisés e Elias” representam o AT (Antigo Testamento): Moisés, a Lei, e Elias, os Profetas (no culto da sinagoga se lê uma leitura da Lei, outra dos Profetas, cf. At 13,15). Eles aparecem aqui como precursores de Jesus e testemunhas da Aliança. Conversando com eles, Jesus se demonstra mais do que um simples carpinteiro, médico ou pregador. No pé da igualdade com estas autoridades do passado, Jesus parece pertencer a este mundo da eternidade divina. Abre-se uma janela no céu, ou seja, antecipa-se a ressurreição. Elias devia ser precursor do Messias (Ml 3,23; cf. Eclo 48,10), papel identificado com João Batista (1,17; Mc 8,11-13; Mt 17,12). Ao mesmo tempo aparece Moisés (cf. Ap 11,3-6), cujo rosto se tornava luminoso no monte Sinai (Ex 34,29s) e cuja assunção o judaísmo admite, tanto quanto a de Elias (2Rs 2,11) e de Henoc (Gn 5,24).

Só em Lc, o conteúdo da conversa é revelado: “conversavam sobre a morte (lit. êxodo), que Jesus iria sofrer em Jerusalém” (v. 32b). Êxodo significa “saída”; o livro de Êxodo trata da saída da escravidão no Egito que o judeus comemoram na páscoa. Mas êxodo significa também saída (fim) da vida. Pode-se interpretar a respeito do fim da vida de Jesus na ocasião da páscoa em Jerusalém, sua “passagem” (páscoa significa passagem em Ex 12,11s; Jo 13,1) pela morte na cruz à ressurreição (cf. 24,26). E a vontade do Pai é que Jesus realize o êxodo, isto é, que ele realize o ato supremo de libertação do povo, superando a opressão exercida pelo sistema implantado em Jerusalém, vencendo o pecado mediante sua própria morte, ressurreição e ascensão.

Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. E quando estes homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.” Pedro não sabia o que estava dizendo (vv. 32-33).

Lc explica a falta de compreensão dos discípulos (muito frequente em Mc) pelo sono; assim lembra também sua atitude posterior durante a oração no horto das Oliveiras (23,45-46p; cf. 19,29; 21,37; 22,39; At 1,12). A sugestão de construir tendas deve-se a Mc que aludiu com sua indicação “após seis dias” (Mc 9,2) ao transcurso da Festa das Tendas, festa alegre e popular dos judeus (Ex 28,16; Lv 23,28-34; Dt 16,13). Ela começa seis dias depois do grande dia das Expiações e dura sete dias (Lv 23,34.36). Lc tinha mudado a cronologia para “oito dias depois” (v. 28a), talvez em alusão a ressurreição que os cristãos comemoram (cf. Jo 24,26)

Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem. Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!” (vv. 34-35).

Não basta só o testemunho de Moises e Elias, agora o próprio Deus se manifesta sobre Jesus. A nuvem é sinal de teofania (cf. 2Mc 2,7-8) como a coluna de nuvem e fogo (Ex 13,21; 14,24; cf. Ex 40,38 prefigurando o culto no templo), a mesma forma como no monte Sinai (Ex 19,16; 24,15s), como sobre a Tenda do encontro (Ex 40,34.35) e sobre o Templo (1Rs 8,10-12).

No batismo de Jesus (3,22p), a voz do céu designou Jesus como o seu Filho (cf. Sl 2,7), lembrando o Servo de Javé (Is 42,1). Na transfiguração, ela o designa antes como o profeta que os discípulos (e todos do povo) “devem escutar” (At 3,22 cita Dt 18,15).

Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto (v. 36).

Lc omite a recomendação de guardar segredo que Jesus deu em Mc 9,9. Para Lc, o segredo messiânico de Mc não tem mais importância. Para Mc era importante não confundir o messias com um guerreiro nacionalista igual a Davi, porque escreveu durante a guerra judaica contra os romanos (66-70 d.C.). Em Lc, os discípulos ficam calados ainda, mas depois da ressurreição (cf. Mc 9,9s) recebem o mandato de anunciar como “testemunhas até os confins da terra” (At 1,8; cf. Lc 24,46-48). No seu segundo volume, os Atos dos Apóstolos, Lucas conta como o Espírito Santo os encorajou de dar conta deste recado.

Voltar